Atual presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco foi reconduzido para um novo mandato. A assembleia extraordinária que definiu a nova diretoria ocorreu na noite de ontem, 26, em Encantado. Entre os desafios para a segunda gestão, está o de manter o protagonismo da entidade nos grandes debates em defesa do interesse regional.
Advogado e ex-vereador, Moresco assumiu o Codevat no começo de 2021, em substituição a professora e economista Cintia Agostini. Devido às limitações impostas pela pandemia, a entidade precisou se adaptar. Muitas reuniões ocorreram de forma virtual. Mesmo assim, não se omitiu de discussões importantes.
Um dos temas que estiveram na pauta do Codevat, lembra Moresco, estava relacionado aos problemas de distribuição de energia elétrica no campo, que causaram prejuízos a agricultores. “Coordenamos um movimento que contou com a participação de diversos órgãos e entidades, com destaque para a Procuradoria Geral de Justiça do Estado”, recorda.
Nessa demanda, Moresco destaca que a entidade teve papel importante no grupo de trabalho criado para definir obras e prazos junto à RGE, concessionária do serviço. Ele esteve em Porto Alegre em diversas ocasiões para debater e buscar soluções aos problemas enfrentados no campo, e avalia os resultados obtidos como “positivos”.
Concessões
Outro tema com envolvimento forte do Codevat foi o plano de concessão das rodovias estaduais. As discussões iniciaram ainda no primeiro semestre de 2021 e neste momento estão interrompidas, após o governo estadual adiar o leilão do bloco 2, que ocorreria em setembro do ano passado.“Foram inúmeras reuniões, audiências públicas com o governo e entidades para melhorar o projeto que inclui as rodovias do Vale do Taquari (RSC-453 e ERSs 128, 129 e 130). A grande conquista que tivemos foi pressionar o governo, e deu certo. O leilão que já estava agendado na Bolsa de Valores foi suspenso”.
No novo mandato, Moresco entende que o debate sobre as concessões voltará a ganhar força. “O Codevat esteve junto com outras entidades e lideranças regionais nessa luta e persiste. Continua sendo uma das nossas principais pautas”.
Consulta popular
Também será um dos desafios da próxima gestão de Moresco no Codevat a luta por maior participação da comunidade na Consulta Popular. O Vale do Taquari tem tido baixos índices nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o pleito realizado de forma online teve apenas 1.826 votos computados de eleitores da região.
Chapa eleita
Presidente: Luciano Moresco (Amturvales)
Vice-presidente: Ito Lanius (CIC Vale do Taquari)
Secretário: Roberto Pretto (Amat)
2º Secretária: Daiani Maria (Avat)
Tesoureiro: Marcos Hinrichsen (Fetag)
2º Tesoureiro: Danilo Bruxel (Amvat)
Conselho Fiscal
Júlio Salecker (Taquari-Antas)
José Ambreu (3ª CRE)
Nilton Rolante (Consisa)
Cintia Agostini (Univates)
Confira o momento da confirmação
Ver essa foto no Instagram