Representantes da Folhito participaram na semana passada do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Realizado em Foz do Iguaçú, no Paraná, o evento é o maior setorial de biogás do Sul do Brasil e reuniu palestras, espaço de negócios e reuniões sobre temas relevantes ao setor – com mais de 12 horas de debates, atividades paralelas e visitas técnicas.
Diretor da Folhito, Rodolfo Lanius foi um dos palestrantes do evento, onde abordou o tema “Tecnologias e oportunidades do pré-tratamento e co-digestão de substratos.” Lanius compartilhou a experiência na produção de biogás e fertilizante e da evolução da empresa no mercado.
Fernando Lanius, também diretor da Folhito, representou a Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul (Assiferto) no painel “Valorização do digestato: demandas e oportunidades da cadeia de fertilizantes.” No palco, ressaltou as oportunidades e desafios dos negócios do setor e o papel da associação, que hoje congrega 12 empresas do segmento. Segundo ele, o Fórum serviu para apresentar ideias e estudos que serão colocados em prática pelas empresas do setor.
Inovação na Unimed VTRP
Hub de inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, o Vibee promoveu ontem o MeetUp do mês de abril, com o tema “Inovação: da cultura a prática, com o case da Unimed VTRP”. Treice Coghetto apresentou os caminhos que levaram a cooperativa a se tornar referência em inovação, trajetória iniciada em 2015, quando o tema passou a fazer parte das discussões da Unimed VTRP.
Em 2018, a cooperativa lançou o programa InovatiOn, programa de conexão com startups voltado para solucionar desafios específicos da empresa. Dois anos depois foi inaugurado Vibee, que está na quinta rodada de aceleração de Healthtechs – startups da área da saúde – com participação de empresas de todo o Brasil.
Antes da palestra a sócia da startup MindSense Francine Fontanieve, vencedora da edição do Pro_Move Acelera 2.0, apresentou o pitch da empresa. A MindSense desenvolveu aplicativo capaz de identificar e reduzir sinais de ansiedade – projeto que será acelerado por meio do Pro_Move.
Árvores em homenagem ao associativismo
Em alusão ao mês do Associativismo a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), promoveram o plantio de três mudas de árvores no Parque Ney Santos Arruda, próximo à orla do rio Taquari. As mudas foram plantadas pelos presidentes da Acil, Graciela Ethel Blackm, da CIC-VT, Ivandro Carlos Rosae da da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa. O ato foi acompanhado pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, pela presidente da Câmara de Vereadores, Paula Thomas, além do vereador Deolí Gräff, do presidente da CIC-Teutônia e vice-presidente regional da Federasul, Renato Scheffler, e da jornalista Simone Wobeto.
RÁPIDAS
• Reunião-almoço Acil – A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) tem data marcada para a próxima reunião-almoço da entidade. Com o tema “Poder Judiciário Gaúcho: inovações e perspectivas”, o evento ocorre o dia 5 de maio, em parceria com a OAB Lajeado, e terá como palestrante o Corregedor-Geral da Justiça do RS, Desembargador Giovanni Conti. As inscrições estão abertas até às 12h do dia 04 de maio no site do Sympla, ao valor de R$ 80 para associados da Acil e da OAB, e R$ 110 para o público em geral.
• Giro pelo Rio Grande – Evento promovido pela Fecomércio-RS, o Giro Pelo Rio Grande chega a Lajeado no dia 16 de maio com debate sobre os rumos da economia brasileira. Com o tema “Brasil 2023: para onde estamos indo”, o encontro tem como painelistas o cientista político Fernando Schuler e o consultor econômico Marcelo Portugal, com mediação do presidente da Fecomércio-RS Luiz Carlos Bohn e do economista e gerente de Relações Governamentais da Federação, Lucas Schifino. O Giro Pelo Rio Grande ocorre no Teatro do CEAT, às 18h30min e as inscrições podem ser realizadas no site fecomercio-rs.org.br.