O secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan projeta zerar a fila de espera por consultas eletivas em até 4 meses, depois do início da operação da referência regional para média e alta complexidade em traumato-ortopedia.
A proposta para habilitar o Hospital Estrela, da Rede de Saúde Divina Providência, foi reconhecida pelo Estado na tarde de terça-feira, 25, durante reunião na Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Além do credenciamento da instituição estrelense, foi anunciado o referenciamento do Hospital Santa Terezinha, de Encantado, para atendimentos de média complexidade e instalação de ambulatório especializado.
LEIA MAIS: Estado habilita dois hospitais do Vale como referência em traumato-ortopedia
Conforme Kaplan, a instituição de saúde de Estrela terá capacidade para atender 704 pessoas por mês. A fila de espera é de cerca de 2 mil. Em um primeiro momento será feito uma reavaliação do grau de urgência de cada paciente.
Além de agilizar os atendimentos, a referência aproximará o serviço da comunidade do Vale do Taquari. Hoje, Canoas atende 156 municípios do estado, o que inclui o Vale do Taquari. A partir de junho, Estrela atenderá os 37 municípios da região.
Assista a entrevista na íntegra