Escrever sempre foi um jeito de ver o mundo e de colocar no papel aquilo que se quer expressar. Muito antes de imaginarmos escrever num computador, existiam as pinturas rupestres na Pré-História, que representavam o modo de escrita e arte rudimentar que auxiliaram em muito os historiadores a entenderem as crenças e os costumes do povo da época.
Entretanto, escrita vai muito além da arte. Ela traz consigo o conceito de comunicação, que se desdobra em informação, criatividade, senso crítico, entre outros aspectos. Mas por que ela é um exercício silencioso, se impacta tanto a vida de tantas pessoas? O trabalho de escrever é um solilóquio, um momento do escritor com ele mesmo, suas percepções e ideias. Além de ser um trabalho catártico para quem escreve, porque é na profundidade do ser, na sua introspecção e na busca de sua visão genuína que ocorre o nascimento de um texto.
Mas escrever também é um ato humanizador, além de silencioso, por levantar a reflexão sobre determinadas temáticas que dizem respeito a todos os seres humanos, de uma forma não somente a ilustrar o que o escritor pensa, mas também a dar luz a quem precisa de palavras em determinado momento da vida.
A palavra tem força e pode levantar multidões, ao mesmo tempo em que pode impulsionar pessoas a se conhecerem melhor a partir de um texto, de um livro ou outro material escrito. Tudo isso para dizer que importa muito a interpretação de cada um em encontrar o seu sentido dentro do campo de ideias.
Ao mesmo tempo, a escrita é um processo silencioso por também exigir concentração e entrega de quem escreve para concatenar as ideias e poder dar vazão a aspectos internos que, talvez, a maioria das pessoas não tenha consciência ainda. O papel em branco antes da escrita significa as muitas possibilidades de conceitos, significados, simbologia e maneiras de acessar e expressar o que se pensa.
Mas esse processo silencioso acaba por ser uma forma de meditação involuntária que faz com que mergulhemos dentro de nós num profundo processo de autoconhecimento. E o mais maravilhoso é o feedback que se recebe quando as pessoas lêem e identificam-se por fazer eco dentro delas.
Assim, a escrita é uma grande ferramenta de transformação pessoal e social, permitindo que todos possam exercitá-la em maior ou menor grau. E mais ainda: escrever pode ser um grande alicerce para a personalidade e libertador para a alma. É preciso tentar.