Ampliações e caminhos para um desenvolvimento ordenado e igualitário

Um novo olhar sobre os bairros

Ampliações e caminhos para um desenvolvimento ordenado e igualitário

Obra na Pedro Theobaldo Breidenbach deve melhorar o fluxo de trânsito nos horários de maior movimento. Plano Diretor prevê vias novas e ligações para facilitar deslocamentos da população. Calçadas irregulares e transporte coletivo ainda são desafios

Ampliações e caminhos para um desenvolvimento ordenado e igualitário
No fim da tarde, movimento é intenso na via principal do bairro / Crédito: Mateus Souza
Lajeado

“É o nosso maior gargalo hoje. Precisamos avançar muito nisso”. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Conventos, Daiane Knecht, define bem o sentimento da comunidade sobre a mobilidade urbana no local. Trata-se do principal desafio para garantir o desenvolvimento ordenado e igualitário na localidade, com vistas ao futuro. Sem deixar de olhar, é claro, para o presente.

Ampliar a capacidade de tráfego da avenida Pedro Theobaldo Breidenbach, construir ou melhorar vias alternativas para distribuir melhor o trânsito no bairro, executar calçadas de passeio dignas às pessoas e ciclovias ou ciclofaixas adequadas são alguns dos desejos da comunidade. Parte destes anseios estão nos planos do poder público, previstos em iniciativas como o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana.

Hoje, o maior investimento previsto ao bairro é a construção da terceira faixa na avenida principal. O trecho, considerado o mais movimentado da via, será alargado para possibilitar um melhor fluxo de veículos. “Não tem como trafegar em horários de pico. É muito complicado”, comenta Daiane, que nasceu, cresceu e segue em Conventos, como muitos dos antigos moradores. E que lutam diariamente por uma qualidade de vida mais condizente com as origens do bairro.

A Pedro Theobaldo Breidenbach foi municipalizada a partir do entroncamento com a BR-386 até as proximidades do campo do Estudiantes. Até então de responsabilidade do Daer, o trecho urbano da ERS-421 se confunde com uma rodovia regional. Por ali, passam veículos não só de Lajeado, mas também das cidades vizinhas, como Forquetinha, Canudos do Vale e Sério. É a principal ligação destes municípios com o restante do Vale do Taquari.

Alargamento

Segundo o secretário municipal de Obras, Fabiano Bergmann, o governo de Lajeado prepara a licitação da terceira faixa e caixas de drenagem da água. Será a primeira grande obra desde a municipalização. Esta é a etapa posterior à troca da canalização do trecho, executada no segundo semestre do ano passado.

“A princípio, a faixa a ser concluída juntamente com a pista existente hoje seria de 8 metros do eixo até a calçada de passeio”, projeta Bergmann. Segundo ele, o início das obras depende do andamento da licitação. “Após a empresa ganhadora assinar o contrato, pediremos que comece o mais rápido possível”.

Num primeiro momento, será contemplado o trecho da Rodolfo Bischoff até a José Franz. Depois, a intenção é estender a obra até o entroncamento com a BR-386. Para isso, será necessário avançar nas tratativas com proprietários de imóveis localizados às margens da via.

Novas conexões

A duplicação da BR-386 também traz novas perspectivas ao desenvolvimento de Conventos, que vai ganhar um novo acesso pelo viaduto da Arnoldo Alfredo Scherer. Esta é uma forma, para Daiane, de tirar o fluxo pesado da Pedro Theobaldo Breidenbach e diminuir o estresse enfrentado por motoristas que cruzam a via.

Além disso, pelo Plano Diretor de Lajeado, aprovado em 2020, há novas conexões previstas ao bairro. A Arnoldo Alfredo Scherer, por exemplo, possui previsão de ampliação até o encontro com a Pedro Theobaldo Breidenbach e se conectará com a avenida Benjamin Constant, por meio da Estrada Guilherme Armange.

São pelo menos 11 vias em projeção no bairro pelo Mapa do Sistema Viário, entre trechos novos e ampliações de ruas já existentes. Elas, sobretudo, buscam uma melhor distribuição do trânsito na localidade, evitando a concentração de veículos em poucos pontos.

“O Sistema Viário foi planejado pensando a longo prazo, permitindo que, a medida que for se tornando necessário, algumas ruas e avenidas possam ser alargadas. É por meio das definições deste mapa que os novos projetos já precisam prever os recuos pré-definidos, facilitando os alargamentos futuros”, esclarece o secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Giancarlo Bervian.

Mais atenção

A necessidade de ampliações e novas ligações não são os únicos problemas relacionados à mobilidade urbana em Conventos. Outro aspecto que deixa a desejar são as calçadas. Nas vias principais, por exemplo, são poucos os locais onde os pedestres conseguem se deslocar de forma adequada.

Moradora do bairro, Carolina Schwantes lamenta as condições dos passeios públicos. Considera um problema a ser resolvido com urgência. “Um lado da via não tem calçada, e eu, que tenho filho pequeno e ando com carrinho, sou obrigada a atravessar a rua. Só que também faltam faixas de pedestres e as existentes estão mal sinalizadas. É uma situação perigosa”, alerta.

O aposentado Gilberto Baum também reclama das condições das calçadas. “Esperamos que sejam melhoradas, especialmente por conta das pessoas idosas. Eu não sou muito novo também, mas ainda consigo me virar”.

 

Crédito: Mateus Souza

Pouca oferta no transporte coletivo

Se o trânsito representa um problema para motoristas que residem no bairro, também é um gargalo para usuários do sistema de transporte coletivo urbano. A empreendedora Elisabete Calorinda mudou-se de São Paulo para Lajeado e, embora destaque a qualidade de vida do bairro, considera escassas as possibilidades de deslocamentos de ônibus.

“É um bairro maravilhoso. Vim para cá porque minha filha se mudou antes e gostou muito. É um lugar bom, mas o transporte público aqui é difícil. Seria interessante se houvessem mais horários aqui de Conventos para os outros bairros, até para conhecer mais a cidade”, comenta Elisabete, que também lamenta a dificuldade para conseguir corridas por aplicativos.

 

Crédito: Mateus Souza


 

Ampliação da Pedro Theobaldo Breidenbach*

1 – Num primeiro momento, o trecho a ser ampliado da Pedro Theobaldo Breitenbach contempla as ruas José Franz e Rodolfo Bischoff. O ponto reúne escolas e estabelecimentos comerciais;

2 – Posteriormente, a intenção do Executivo é estender a terceira faixa da via até o entroncamento com a BR-386;

3 – Por fim, a ideia é fazer a ampliação da pista na outra direção, até a divisa com Forquetinha;

A nova pista de asfalto será construída no lado esquerdo da via, sentido Lajeado-Forquetinha. Também serão executadas novas calçadas de passeio.

(*) A Pedro Theobaldo Breidenbach tem 6,28 quilômetros de extensão. É o trecho urbano e municipalizado da ERS-421 desde 2021. Com a ampliação total, a avenida passaria a ter 20 metros, sendo duas vias de 7 metros e passeios de 3 metros.

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais