As últimas semanas foram impactantes para a saúde mental dos pequenos alunos. E a culpa é nossa. Transferir para eles o medo gerado pelos boatos compartilhados nas redes sociais é um erro crasso dos adultos. É uma irresponsabilidade. Precisamos aprender a lidar melhor com a histeria gerada pelos conteúdos divulgados a esmo em grupos de Whatsapp.
Acima de tudo, é preciso maturidade dentro dos lares para evitar que o desnecessário medo se pulverize pelas escolas e salas de aula. E isso envolve toda a comunidade. A missão dos pais, professores, diretores e agentes públicos e privados é tratar o tema com a devida preocupação.
Sem atropelos, exageros ou soluções imediatistas – como armar professores ou instalar portas com detectores de metais nos colégios, por exemplo. Acima de tudo, reforço, é preciso menos histeria e mais maturidade. Vamos com calma. A paz está bem diante dos nossos olhos. E, por vezes, basta desligar o celular para encontrá-la.
TIRO CURTO
• Secretário de Turismo de Encantado e presidente da Amturvales, Charles Rossner participou da solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa e Fomento do Turismo Gaúcho, na Assembleia Legislativa. A proposição é da deputada Silvana Covatti (PP) e tem o intuito de estimular o setor, realizando um amplo fórum de debates com o Governo do Estado, municípios e inciativa privada.
• Em tempo, a Amturvales garantiu a “regionalização” junto ao Ministério do Turismo de todos os 34 municípios associados. O programa do governo federal segue e incentiva – com recursos – uma tendência mundial de regionalizar e potencializar os roteiros e produtos turísticos.
• Presidente da Amvat e prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) anunciou um procurador jurídico e um assessor de comunicação digital para a associação. E quem assume as funções é Rodolfo Agostini e Fabiano Diehl, respectivamente.
• Ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-Diretor Geral do Detran/RS, Enio Bacci (União Brasil) foi cotado para diversos cargos no alto escalão do governo estadual. Mas, e até o momento, o experiente agente político ainda não emplacou nenhuma das alternativas ventiladas nos bastidores.
• Afora o governo de Imigrante, as demais cidades envolvidas na construção da ciclovia intermunicipal – Estrela e Colinas – estão com as obras em ritmo lento.
• O governo de Colinas iniciou um interessante movimento. Além de receber eventuais turistas e passageiros do Trem da Imigração, a estação Férrea também passa a funcionar como um espaço para aulas de música e oficina de artesanato
• Os prefeitos de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova e Estrela firmaram convênio para regular e reger o projeto de acolhimento institucional “Pousada da Criança”, que será executado por meio de uma associação a ser contratada por um Chamamento Público. Os trâmites para a contratação serão realizados pelo município de Estrela, cidade-sede do futuro espaço. E o plano de trabalho foi proposto pelo Ministério Público. Um importante movimento para o Vale do Taquari.
• A Federasul, que iniciou por Nonoai a agenda de nove encontros, agendou para a próxima terça-feira, dia 25, a terceira reunião dos Fórum Macrorregionais, em Lajeado. As reuniões abordam as questões econômicas regionais e falam sobre o desenvolvimento econômico e social, oportunidades e desafios, além de apurar as demandas de cada região. O encontro ocorre na sede da Acil.
• O prefeito de Lajeado sancionou a lei que “regulamenta as licitações pelos critérios de julgamento por técnica e preço, menor preço ou maior desconto, na forma eletrônica”.
• Nos bastidores da política de Lajeado, crescem os rumores sobre a possível candidatura de Isidoro Fornari (PP) para prefeito em 2024.