A Rua Júlio de Castilhos é um verdadeiro organismo vivo na principal cidade do Vale do Taquari. Os moradores mais antigos lembram as recorrentes mudanças no sentido do tráfego. E também os projetos para calçadões, alargamentos e afins. É uma via municipal de suma importância para o comércio e a economia local, e as mudanças são necessárias de anos em anos para uma melhor adequação aos problemas e demandas mais contemporâneas.
Em janeiro de 1989, por exemplo, a “Página 3” do extinto jornal O Informativo ilustrava o projeto de ampliação da calçada (no lado direto do sentido atual da via), com a instalação de canteiros e bancos para o descanso dos pedestres. A proposta evoluiu com o “calçadão” no lado oposto – hoje sem os confortos citados anteriormente. Agora, o governo sugere uma nova “roupagem” à tradicional rua. No papel, é um projeto inspirador. Resta saber o que será efetivamente concretizado. Aguardemos!
Restauração em Venâncio Aires
O Executivo de Venâncio Aires pediu e a câmara aprovou o financiamento de R$ 15 milhões com a Caixa Econômica Federal. Além da pavimentação asfáltica de 12 trechos de ruas, parte do recurso será investido na reforma do histórico prédio da antiga sede da Secretaria de Cultura e Esportes, localizado na esquina da Rua Osvaldo Aranha com a Reinaldo Schmaedecke.
Datado de 1920, é uma das construções mais antigas do centro da cidade e o objetivo do governo municipal é abrigar espaços culturais com mini-auditório para apresentações artísticas e reuniões. No ano passado, o Executivo realizou licitações para construção do Multipalco no local. Mas não houve interessados.