Quanto custa para realizar um sonho? Para Eliéser Kern, 31, o valor é ver que todo o investimento da família no passado não foi em vão. Destaque no esporte amador do Vale do Taquari, o centroavante assinou com o Guarani, de Venâncio Aires, para disputa da Divisão de Acesso.
Na infância, apoiado pelos pais, Kern passou categorias de base de algumas equipes, porém na transição para o profissional, a situação financeira fez com que tivesse que escolher o trabalho ao invés de seguir a carreira. Aliado a isso, uma grave lesão no pé, fez com que perdesse a confiança e desistisse de vez de tentar uma oportunidade em clubes profissionais.
Após um período, voltou a atuar no futebol amador e se destacou, principalmente na temporada passada, quando atuou também pela Alaf. Foi a primeira vez que jogou futsal, um esporte que nunca foi sua opção. Os treinamentos físicos com o preparador Florindo Ghidini aliado a duelos contra ACBF, Atlântico e Assoeva o ajudaram a pegar confiança e despertaram o brilho de tentar novamente o futebol profissional. “A Alaf foi muito importante para mim, sou muito agradecido por tudo que me ajudaram na minha carreira”, comenta.
Pelo fato de estar com o físico em dia, se sobressaiu diante dos demais atletas amadores. Alguns lances como o gol de bicicleta contra o Palanque pelo Regional Aslivata giraram o RS e fizeram com que portas se abrissem.
Retomada do sonho
Acostumado a ganhar bem no futebol amador, o centroavante teve que fazer uma escolha. Jogar profissionalmente e fechar as portas da várzea foi a decisão. “É a realização de um sonho e de minha família. Todo mundo que convive comigo sabe que minha vida inteira busquei novas aventuras e desafios”, salienta.
O acerto com o Guarani ocorreu após uma conversa com o empresário Alexandre Sebben que estava na busca de um centroavante para o time de Venâncio Aires. Antes, também conversou com o Lajeadense e com o Monsoon, de Porto Alegre. Sobre a adaptação, diz que está sendo tranquila. “Estou trabalhando o dobro do grupo, cheguei três semanas depois, então tenho que correr atrás.”
Estreia e futuro
A estreia do centroavante ocorreu no domingo passado, na derrota por 1 a 0 para o Inter de Santa Maria. “Foi uma experiência muito boa e mostrou que não é um bicho de sete cabeças. Espero fazer uma boa temporada.”
Kern aguarda ansioso o jogo contra o Lajeadense na terceira rodada, pois jogará na cidade onde nasceu. “Vai ser legal ver meus amigos torcendo por mim. Hoje defendo as cores do Guarani e pretendo fazer uma boa partida, quem sabe marcar um gol.”
Indagado sobre o futuro, Kern destaca que vai aproveitar todos os dias. “Não sei o que irá acontecer daqui para frente, irei trabalhar duro para colher bons frutos.”