Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, 17, o comandante da 2ª Companhia (CIA) do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que tem sede em Encantado, o capitão Guilherme Anderson Caneppele avalia os primeiros meses de trabalho.
Ele assumiu a 2ª CIA em janeiro. Garante que se depender da sua vontade, fará um trabalho a longo prazo, porque se sente em casa na região de Encantado. Sua família é natural e reside em Roca Sales.
Entende que com o crescimento do turismo pode atrair o crime, porque movimenta recursos financeiros. Por isso, a BM atua em ações de prevenção para proporcionar segurança aos visitantes e à comunidade. Comenta que diversas reuniões foram feitas com o Executivo.
Quanto ao trabalho junto às escolas, relata que a polícia promove encontros com a comunidade escolar para passar orientações. Neste sentido, salienta que pais e alunos devem ter cuidado com o tratamento da informação, e não compartilhar conteúdo duvidoso. “Isso causa alvoroço e pânico.”
Em Roca Sales, no mês de março, uma escrita no banheiro dava conta de suposto atentado. A polícia agiu com reforço de policiamento nos dias seguintes, e nada aconteceu. “Até o momento só temos boatos e fake news”, diz. Mesmo sem confirmação concreta, a BM continua com atuação constante nos educandários.
Ele lembra que qualquer ato duvidoso que atente à segurança deve ser denunciado no 181 e, em caso de urgência, informar no 190.
A 2ª CIA atende nove municípios da região, são eles: Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Nova Bréscia, Relvado e Coqueiro Baixo.