Apresentado à comunidade de Lajeado em 2022, o Projeto Bilíngue do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo foi ampliado mais rapidamente do que o esperado. Tanto é que a prática de conversação já está difundida no cotidiano do GA. Um bom exemplo foi o Culto de Páscoa, realizado na terça-feira (4), cantado e lido integralmente em inglês, com tradução simultânea.
Segundo o diretor Edson Wiethölter, as interações em língua inglesa se tornaram naturais em toda a instituição, principalmente entre os mais novos. “É normal passar por um aluno e ele me saudar com um ‘hello, principal’. E já há crianças cujas famílias procuraram o projeto do GA sabendo do ensino bilíngue, pois esses jovens já eram estimulados e falavam a língua inglesa em seu convívio”, explica.
No GA, o modelo funciona com dupla docência simultânea, focada na escuta (Listening) e fala (Speaking). De acordo com Leonardo Menegotto Braun, professor do 4º ano do GA, além de ministrar a conversação de língua adicional, o segundo professor auxilia o tempo todo, já que também trabalha todas as disciplinas, mas em inglês. “A ideia é que eles não sintam algo como ‘esse momento é português e aquele momento é inglês’. A língua adicional é contínua”, explica.
Enquanto isso, a professora Vanessa Possamai Comel, que atua ao lado de Menegotto no 4º ano, aponta o quanto os estudantes estão avançando. “Como eles tiveram o primeiro contato em 2022, perderam o receio de lidar com o novo idioma. Por exemplo, há comandos da nossa parte que sempre são em inglês, como pedido para ir ao banheiro, tomar água, entre outros”, avalia.
A experiência dos alunos
A aluna do 4º ano, Valentina Spohr, confirma essa dinâmica e comemora a possibilidade de ter essa integração proposta pelo projeto. Afinal, ainda que jovem, ela já projeta o desejo de fazer intercâmbio e estudar em outros países. Além disso, ela celebra os momentos monolíngues. “Esse momento é muito divertido, porque fazemos brincadeiras em inglês. A cada semana eu aprendo muitas palavras novas”, conta.
Já Alberto Kronbauer, de nove anos, com a inclusão do Ensino Bilíngue, se sente seguro ao ponto de, segundo ele, conversar normalmente com a professora de inglês. “Tenho me adaptado bem ao formato. Gosto de matemática e nas aulas parece que estamos em outro país”, brinca.
De acordo com Wiethölter, depois de ser implementado no Nível III da Educação Infantil (5 anos) e nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, a iniciativa chegou ao 4º ano. “Esses alunos, que tiveram contato com o formato em 2022, hoje estão no 4º ano com a mesma metodologia bilíngue. Para isso, o GA conta com 17 professores de língua inglesa“, conta.
Formar para o mundo contemporâneo
O Projeto Bilíngue é fruto de um processo iniciado ainda em 2017, com o projeto Ênfase em Línguas, implementado no Ensino Médio. Nessa jornada, foi desenvolvido uma metodologia voltada às séries iniciais, que contempla 22h aula por semana. “Queremos criar um bioma onde as crianças constituam um vocabulário da língua adicional. Não nos preocupamos, no primeiro momento, com leitura e escrita. Queremos que eles falem, entendam e se comuniquem em inglês”, conclui o diretor Wiethölter.
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OLHO: “Nas aulas parece que estamos em outro país.” – Alberto Kronbauer, aluno do 4º ano.
LEGENDAS:
FOTO: Valentina Spohr já projeta fazer intercâmbio a partir da aprendizagem da língua adicional.
FOTO: Culto de Páscoa, realizado no dia 4 de abril, foi todo lido e cantado em inglês, com tradução simultânea.