A Dália Alimentos iniciou em fevereiro a implantação de uma nova modalidade de registro de ponto dos funcionários. A nova sistemática foi implementada com a utilização de tablets instalados em pontos estratégicos da empresa, onde ocorre o registro com a face de cada funcionário Essa informação é enviada para o Dtfaceum e, em seguida, ao sistema Sênior no registro do ponto. “O objetivo é modernizar o processo, eliminar fraudes e reduzir gastos com manutenção dos relógios”, explica a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca.
Como funciona?
Fabiane Cristina Radaelli e Luisa Botassoli dos Santos, ambas do Setor Pessoal, foram as responsáveis por implementar o novo sistema. “Para realizar o registro do ponto é muito simples: clicar em reconhecimento facial, esperar reconhecer e confirmar a marcação. Ainda tem como cancelar, caso esteja no horário errado, o que não era possível antes”, ensina Fabiane.
Ela conta que foi preciso fotografar todos os funcionários, o que já causou curiosidade e expectativa em relação ao novo sistema. Como o suporte é móvel, é possível ajustar conforme a altura de cada funcionário e o posicionamento na frente do aparelho deve ser feito por uma pessoa de cada vez, o que auxilia o reconhecimento facial.
Diferenças do sistema antigo
As principais diferenças entre o sistema antigo e o Dtfaceum é que este utiliza tecnologia avançada e impossibilita qualquer tipo de fraude. “Após o período de adaptação e de saber como funciona, se torna muito mais rápido e prático que o relógio ponto, pois se trata de uma tecnologia moderna e eficiente”, afirma Luisa.
Adaptação rápida
Para a auxiliar administrativa do Setor Social, Karoline Jaqueti, o novo sistema de marcação de ponto facial acompanha as inovações e o desenvolvimento tecnológico da Dália. “É uma forma moderna, segura e prática de utilização, garantindo que apenas o próprio funcionário possa fazer o registro.”
Lembra que no sistema anterior era possível registrar o ponto com o crachá ou com a digital, mas em caso de esquecimento ou perda do crachá, era preciso solicitar um provisório. “No caso da digital, às vezes, era difícil o reconhecimento pela biometria, fazendo com que o processo fosse mais demorado”. Sobre a adaptação, reforça que toda mudança exige paciência e leva um tempo até todos se acostumarem. “Meu processo de adaptação foi rápido e gostei muito do novo sistema”, avalia.
Facilitar operação
Já Marciano Bachi, que trabalha na manutenção da Fábrica de Rações, relata que o novo sistema de registro facial é mais eficiente e tecnológico. “Minha adaptação também foi bem fácil, pois o modelo antigo apresentava alguns erros com certa frequência. A tendência é de cada vez as operações se tornarem mais rápidas.” Ele ressalta que, apesar de ser uma inovação tecnológica, o aparelho é de fácil operação. “A tecnologia já faz parte do nosso dia a dia e a Dália busca por inovações a fim de facilitar o uso para todos”, elogia
LEGENDA:
Investimento na nova tecnologia visa modernizar o processo, eliminar fraudes e reduzir gastos
crédito: Kástenes R. Casali/divulgação