Um grupo de agentes públicos e também – ou especialmente – do setor privado da região trabalha para implantar o Instituto Liberal dos Vales. A ideia é fomentar a formação de novos líderes aliados às mais diversas vertentes teóricas do liberalismo. O modelo deve seguir o exemplo do pioneiro Instituto Liberal, criado por Donald Stewart Jr. no Rio de Janeiro, em 1983, e cuja expansão se deu justamente por meio da criação de institutos análogos em diversas capitais brasileiras, sucedida pela constituição de núcleos municipais no interior dos diferentes estados.
De acordo com os organizadores, o objetivo é proporcionar debates, encontros, congressos e afins para difundir ainda mais os principais conceitos da liberdade econômica. Para tal, devem ser chamados para um primeiro seminário – que deve ocorrer em dezembro – os deputados federais Marcel Van Hatten (Novo) e Nikolas Ferreira (PL), além do ex-deputado estadual, Giuseppe Riesgo (Novo).
Mudança na Seplan
Secretário de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan), Giancarlo Bervian deve encerrar o ciclo no poder público em abril – ele encaminhou ontem o pedido de exoneração ao prefeito. A partir de maio, ele pretende focar em seus negócios particulares. Dito isso, o governo municipal ainda não se pronunciou sobre o substituto (a).
E as especulações tomam conta das rodas de conversa. Afinal, a Seplan é um dos órgãos mais demandados e estratégicos do poder público municipal. Diversos nomes já foram cotados. O Executivo não confirmou nenhuma das hipóteses citadas até o presente momento. Mas as suposições estão esquentando…
TIRO CURTO
• O orçamento para implantar fiação subterrânea na Rua Júlio de Castilhos, em Lajeado, deve superar a cifra de R$ 20 milhões. Nesta semana, o Executivo solicitou uma previsão orçamentária para a RGE. Ou seja, e atendendo aos anseios do Fórum das Entidades, o assunto evolui.
• Em Porto Alegre, uma lei sancionada ontem pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) estipula que a capital gaúcha estará 100% livre de fios externos em até 15 anos. Ou seja, as concessionárias precisam trocar postes, transformadores, fios e demais equipamentos por cabeamento subterrâneo até 12 de abril de 2037. Por ora, soa como uma utopia. Mas não custa torcer.
• Ainda sobre a fiação subterrânea na principal via comercial do Vale do Taquari, compartilho uma instigante frase do amigo Rogério Wink. “A Júlio de Castilhos é o Cristo Protetor de Lajeado”.
• Vereador em Lajeado, Lorival Silveira (PP) solicita “capeamento asfáltico” da histórica Av. Acvat.
• Também em Lajeado, o vereador Marcos Schefer (MDB) quer a retomada, por parte da empresa privada responsável pela rodoviária, da linha direta até São Luiz Gonzaga.
• Em Pouso Novo, o Ministério Público instaurou inquérito civil para “apurar a regularizar a situação dos servidores municipais que se aposentaram e permanecem no cargo”. Um fato verificado em diversas cidades do Vale do Taquari.
• Em Teutônia, a suplente de vereadora Neide Schwarz (PDT) solicitou autorização do plenário para realizar viagem a Brasília, com pagamento de diárias, entre os dias 24 e 27 de abril. Segundo ela, a viagem servirá “para apresentar demandas e solicitar recursos oriundos de emendas parlamentares”.
• Vereador em Estrela, João Braun (PP) indica ao Executivo um pedido para “instalação do Botão do pânico em todas as escolas e creches do município”. A medida, claro, visa mitigar o medo instaurado no ambiente escolar nos últimas dias.
• Vice-presidente do Setcergs, o empresário lajeadense Diego Tomasi é cotado para assumir a presidência da entidade. Ele não confirma. E deixa claro que o único foco do momento é trabalhar pela gestão de dois anos do atual presidente, Sérgio Gabardo.