O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Lajeado realizou a 3ª reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo de 2022 nesta quinta-feira, 13, e divulgou as informações prévias em relação aos municípios. Os dados, ainda extraoficiais, do Censo 2022 indicam 94.395 habitantes para Lajeado. O número é inferior à primeira estimativa, divulgada em dezembro, de 97.432 moradores.
A diferença é menor em razão de correções feitas pelo IBGE carioca, responsável pela apuração nacional do Censo, que readequou o primeiro cálculo. Por outro lado, a redução não interfere no aumento da cota no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma vez que Lajeado supera a marca de 90 mil habitantes, fator considerado para o recebimento de um volume maior de recursos.
Na comparação dos dados do Censo Demográfico de 2010 com a prévia de 2022, a maior cidade do Vale do Taquari, o crescimento populacional chega a 32,1%. Ao todo, foram 90.402 pessoas recenseadas em um total de 37.985 residências no município.
Conforme o coordenador do Censo na região, Paulo Ricardo Hamester, os recenseadores localizaram mais 1.623 domicílios habitados e não recenseados. O número representa 4,3% dos domicílios.
– Nessas 1.623 moradias, os recenseadores não conseguiram contato ou não foram atendidos pelos moradores, mas foi constatado que havia pessoas morando no local. Para chegar no número, calculamos as moradias não recenseadas e multiplicamos pela média de moradores por residência no município, que é de 2,5 habitantes – explica Hamester.
Em Lajeado, a coleta de dados já está encerrada. Não há mais recenseadores nas ruas buscando informações. Agora, os dados estão sendo analisados e verificados. Hamester explica que pessoas não pesquisadas podem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-2363 para cadastramento de dados.