O Grupo Imec reuniu ontem fornecedores e equipes de negócios para celebrar conquistas e falar sobre o futuro da companhia. Entre os destaques, o faturamento superior a R$ 1,4 bilhão em 2022 e a projeção de alcançar R$ 1,8 bilhão neste ano.
O relatório mostra que em cinco anos a receita operacional bruta cresceu 134,1%. A empresa saiu de um faturamento anual de R$ 624,1 milhões em 2018 para quase R$ 1,5 bilhão. Para manter o ritmo, o plano de expansão integra duas novas unidades na região Metropolitana.
As lojas com bandeira Desco em Campo Bom e Sapiranga serão inauguradas no segundo semestre. Cada uma terá mais de 5 mil m² de área construída e devem gerar em média 120 empregos diretos. As unidades se somam a outros 16 supermercados e 12 atacarejos do grupo.
Além disso, as duas lojas de Lajeado, das bandeiras Desco e Imec Supermercados, serão reformuladas. As principais mudanças estão relacionadas à padaria e açougue com autosserviço. Também haverá ampliação no atacarejo em Encantado.
Construção e reformas
Os detalhes sobre os investimentos foram revelados durante o Imec Day, no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado. “Na cidade do Cristo Protetor a área de vendas será ampliada em 40% e vamos dobrar o número de vagas de estacionamento. Obras essas, previstas para o fim de junho”, reforça o diretor-presidente interino Eneo Karkuchinski.
O momento de celebração também serviu para reiterar a presença em cidades mais populosas. Dados do setor revelam que o Grupo Imec ocupa 10% do mercado no interior do RS e 15,5% no segmento de atacarejo gaúcho. “As novas lojas vão ao encontro dos nossos princípios de estar cada vez mais perto da comunidade.”
Karkuchinski também enalteceu a importância das conexões com os fornecedores e a qualificação da equipe. “Estamos treinando um novo time de compras e com investimentos nas pessoas para gerar os melhores resultados.”
O evento ainda contou com painel sobre projeções e insights do cenário econômico de 2023. A atividade foi mediada pela jornalista Giane Guerra, contou com representantes da Scanntech, plataforma que processa e integra dados da indústria e varejo.
Fidelização dos clientes
Com inteligência artificial embarcada nos negócios, o desenvolvimento de aplicativos possibilitou cadastrar mais de 100 mil clientes nas plataformas Imec Mais e Clube Desco. Conforme a gerente de marketing Jaqueline Gabiatti, a evolução foi rápida e converge com as estratégias para fidelizar o público consumidor.
“Para este ano vamos lançar nosso sistema de cashback, programa de pontos e ações arrojadas na Black Friday”, detalha Jaqueline. A partir da integração de dados, o objetivo é fortalecer parcerias com fornecedores para campanhas promocionais.
Solidez financeira
Outro aspecto reiterado durante o Imec Day se refere ao fluxo de caixa e capacidade de investimento. Segundo a diretora financeira Simone Albanese, o resultado de 2022 com faturamento de quase R$ 1,5 bilhão reforça a solidez do negócio.
“Nosso indicador de liquidez corrente está bem acima em relação aos concorrentes, bem como, nosso nível de endividamento abaixo de outras empresas do segmento”, pontua Simone. Diante desse cenário, enfatiza a capacidade de pagar de forma antecipada fornecedores, por meio de programa de parceria colaborativa.