A frase atribuída ao escritor Monteiro Lobato (1882 – 1948) cabe perfeitamente nos dias de hoje. As crianças têm facilidade de aprender, de absorver informações. Talvez elas não tenham “o pé atrás”, a desconfiança ou o preconceito acerca dos temas propostos como alguns adultos costumam ter. Quando o conhecimento é compartilhado durante atividades práticas, melhor ainda. Experienciar é a palavra da atualidade.
Em Guaporé, estudantes da rede municipal participaram de uma trilha. Ao longo do trajeto, recolheram resíduos sólidos que foram descartados irregularmente na vegetação e nas margens da estrada.
“Conversamos com as crianças e adolescentes quanto à necessidade de preservação, correto descarte do lixo, cuidado com a água, que é o nosso bem mais precioso, e outras situações importantes para que tenhamos um meio ambiente cada vez melhor”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Monia Zampeze.
Eletrônicos
Guaporé também realizou a primeira etapa do ano da coleta de resíduos eletrônicos. Cerca de 28 toneladas de equipamentos de informática, da linha branca, televisores, entre outros, foram entregues para destinação correta em quatro pontos de coleta. A próxima ação está agendada para 11 de junho.
Em Lajeado…
A administração municipal divulgou os novos turnos e dias de coleta de resíduos sólidos urbanos. As principais mudanças estão nos turnos de coleta nos bairros Americano, Hidráulica, Florestal, Conventos e na localidade de Barra da Forqueta e também em partes do Centro. Confira no site www.lajeado.rs.gov.br. Em Lajeado, há coleta de lixo seco e convencional (lixo orgânico e rejeitos).
Seco, orgânico e rejeito
Sempre é bom lembrar a forma adequada de separar os resíduos, afinal, facilita muito o processo de reciclagem no aterro sanitário. Orgânico: restos de comida, erva-mate, pó de café, verduras, saquinho de chá, entre outros. Rejeito: papel higiênico, restos de cigarro, guardanapos de papel sujos, embalagens engorduradas, embalagem de carne e demais materiais que não possam ser limpos. Seco/reciclável: garrafas de vidro ou plástico, latas, aerossóis, papéis, papelão, plásticos, vidros, borrachas, sacolas, sacos, embalagens diversas, isopor, potes e outros materiais secos e limpos.
Cedinho
A coleta seletiva (recicláveis) é feita a partir da 7h30. A convencional, manhã ou tarde. Em dez bairros, os caminhões passam em dias diferentes, o que facilita o descarte, seja em lixeiras coletivas ou em frente às casas.
Atenção
Em 13 bairros, há coleta diária, então o cidadão deve dispor os resíduos em sacos diferentes ou identificá-los. O mesmo ocorre em outros seis bairros onde a seletiva e a convencional ocorrem no mesmo dia. Um facilitador é a lixeira coletiva, com divisão para seco e orgânico/rejeito. Porém, nem todos os locais têm este modelo.
Exceção
O Centro é uma exceção. O caminhão convencional recolhe a partir das 18h, diariamente. A seletiva é na sexta-feira, das 7h30 em diante.
Em tempo
Problemas com a coleta de lixo podem ser informados pelo 3982-1101.