Mesa diretora da câmara sugere ao governo ação contra a RGE

ARROIO DO MEIO

Mesa diretora da câmara sugere ao governo ação contra a RGE

Assunto foi debatido após a votação de um termo de parceria entre município e concessionária para troca de postes

Mesa diretora da câmara sugere ao governo ação contra a RGE
Vereadores apontaram a necessidade do município intervir e buscar apoio para resolver antigas demandas. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio

Por unanimidade, a câmara de vereadores aprovou a elaboração de um termo de participação financeira entre município e RGE, responsável pela distribuição de energia em 18 mil estabelecimentos de Arroio do Meio. A adesão ao termo possibilita o deslocamento de postes da rede de baixa tensão na rua Aloísio Schuh, na Barra da Forqueta e no futuro o alinhamento no traçado da via.

O ponto de maior debate entre os vereadores foi o investimento público na obra, cerca de R$ 7,6 mil para o deslocamento de poste. Vanderlei Majolo (PP) defendeu que a medida foi encontrada pelo Executivo para solucionar problemas históricos na comunidade. Citou ações já realizadas em Arroio Grande e na Rui Barbosa.

Paulo Roberto Heck (MDB) presidente da câmara elogiou a iniciativa do projeto, porém defendeu que o governo ajuíze uma ação contra a RGE, pois é inviável o município investir dinheiro na rede elétrica que é da iniciativa privada.

Segundo ele, são muitas as reclamações dos moradores quanto aos serviço prestado pela concessionária e que em muitos loteamentos é preciso respeitar a legislação imposta pela RGE para se ter aprovações de projetos. “Tem serviços que são de competência da empresa. A rede de eletrificação foi colocada em áreas erradas, os postes são de madeira e depois o município tem que arcar com as despesas”.

Outros seis projetos na ordem do dia foram aprovados. Por unanimidade foram aprovados a abertura de um novo loteamento no bairro Rui Barbosa, na propriedade de Nelson Quinot, o pagamento de despesas decorrentes do campeonato de bocha e da 26ª encenação da Paixão de Cristo de Forqueta, além de créditos especiais para abertura de açudes.

Número de CCs

O plenário votou e aprovou o pedido de informações de autoria da bancada do MDB que pede ao Executivo a lista atualizada dos cargos de confiança empregados pelo governo e a remuneração em cada uma das secretarias em que estão lotados.
O mesmo ofício pede que seja encaminhado a listagem de cargos livres no quadro de servidores e um relatório de servidores com funções gratificadas (FG)

Sinal de telefonia

O tema foi abordado por Nelson Paulo Backes (PDT), que apontou falhas no sinal telefônico em várias localidades como em Arroio Grande, Linha 32, Forqueta e Picada Arroio do Meio. Disse que pretende buscar soluções e as empresas responsáveis. “Algumas empresas alegam que há pouca demanda. Mas estes moradores sempre perdem se não tem essa comunicação”, frisa.

Acompanhe
nossas
redes sociais