A terceira rodada de coleta das águas dos rios Taquari, Forqueta e seus afluentes, que dão seguimento ao projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora em parceria com o Unianálises, começou nesta semana. O monitoramento de mananciais chega ao segundo ano, com a intenção de revelar a qualidade e as características físicas, químicas e biológicas da água e apontar soluções a partir do diagnóstico das análises.
Na segunda-feira, 3, foram feitas coletas em nove pontos, entre Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, de barco. “Contamos com a ajuda da prefeitura de Arroio do Meio, para irmos de barco, que é importante para gente não coletar muito na margem, onde a amostra não seria representativa”, explica o químico industrial responsável pelo trabalho, Rodrigo Giovanella. O amostrador e estudante do Técnico em Química, Everton Jardel Prediger, também participa das coletas.
Este ano, Venâncio Aires integra o projeto. Lá, serão três pontos de coleta: um no rio Taquari, em Mariante, e dois no arroio Castelhano. Assim, o projeto passa a contemplar 26 pontos, em onze cidades, sendo dois rios e treze arroios. Os resultados vão apontar, entre outros indicadores, a contaminação por lançamento de efluentes domésticos e industriais.
Viver Cidades chega às escolas
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal recebeu a primeira edição da Conversa Viva. A atividade é um braço do projeto Viver Cidades, dentro das escolas. Turmas de alunos do 8º e 9º ano assistiram à apresentação sobre o ciclo da água e a qualidade dos mananciais da região.
A coordenadora de projetos especiais do Grupo A Hora, Luciane Eschberger Ferreira, apresentou os dados das análises de água de dois rios e arroios da região. Em 2022, os primeiros resultados revelaram um quadro preocupante, já as amostras ficaram nos níveis ruim e péssimo, numa escala que ainda tem regular, bom e ótimo.
Professora de Língua Portuguesa, Cristiane Werner Dutra acompanhou a turma do 8º ano durante o encontro. Na avaliação dela, trabalhar o assunto nas escolas é importante, porque os jovens levam o exemplo para casa. “Os alunos comentam com os pais, acabam cuidando da separação do lixo, do meio ambiente”, destaca. A próxima atividade do Conversa Viva ocorre no dia 13 de abril, em EEEM Gomes Freire de Andrade, em Teutônia.

Escola Francisco Oscar Karnal recebeu a primeira edição da Conversa Viva. Crédito: Bibiana Faleiro
Confira o vídeo produzido por nossa equipe
Ver essa foto no Instagram