Dentro da programação de expansão do Grupo A Hora na região alta do Vale foi lançado o projeto que contará a história e lições de empreendedores. A iniciativa envolve todas as plataformas: rádio, jornal e canais digitais. A apresentação para empresários, autoridades e demais líderes regionais ocorreu ontem em evento na Churrascaria e Paradouro Cristo, às margens da ERS-129, em Encantado.
O projeto “Made In Encantado e região dos Vales – a força empreendedora da terra do Cristo Protetor” visa mostrar para toda a região e o estado as marcas, os produtos, a capacidade inovadora e o perfil emancipacionista dos empreendedores. As primeiras histórias serão compartilhadas a partir de abril.
Cada uma delas será formatada em vídeo, compartilhada por meio de podcast, que vai ao ar também pela Rádio A Hora 102.9 e ainda será traduzida em espaço no jornal.
Conforme detalhado pelo diretor de mercado e estratégia do Grupo A Hora, Fernando Weiss, serão contadas seis histórias de empreendedores de Encantado e região por mês.
“Em um ano serão 72 histórias documentadas em vídeo, áudio e texto. O projeto ainda culmina com a entrega do troféu Adroaldo Conzatti e publicação especial”, pontua Weiss. Segundo ele, é uma forma de reconhecer a força e o entusiasmo das pessoas que fazem a região alta do Vale se destacar em diversos setores.
De acordo com Weiss, o Grupo A Hora busca contribuir de forma efetiva no empreendedorismo. Enaltece o reconhecimento de Encantado e cidades do entorno na exportação, na indústria de cosméticos e o polo produtor de erva-mate.
Nova unidade
Contribuir para debates estratégicos, dar voz às comunidades e servir de vitrine aos empreendimentos da região alta do Vale. Com esses propósitos, o Grupo A Hora inaugurou ontem o espaço em Encantado. O investimento também marca os três anos da rádio 102.9 celebrados na sexta-feira, 24.
O estúdio é coordenado pelo jornalista Diogo Daroit Fedrizzi e a área de atuação compreende pelo menos 20 municípios associados da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat). O conteúdo gerado é distribuído pelas diferentes plataformas.
Durante o encontro festivo, o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, destacou a relevância do turismo para a região e o novo momento a partir da estátua do Cristo Protetor. “Encantado e todo o Vale do Taquari precisam se dar conta da grandiosidade que atraem para si e do que é preciso fazer para que as pessoas que aqui vierem tenham uma boa impressão e sejam bem atendidas.”
Nesse sentido, Weiss observa a necessidade de todos contribuírem para a maturação do turismo, dos negócios, da gentileza e do capitalismo consciente. “A Hora está junto de Encantado e região. Queremos cooperar com vocês, estar juntos para quebrar paradigmas e nos abrir para as oportunidades.”
Weiss reforça ainda a necessidade de debater e dar força a movimentos sobre gargalos de Encantado e região. Entre eles, enfatizou a necessidade da duplicação da rodovia, profissionalização da mão de obra e qualificação ao turismo. “Desafio para o qual me sinto encorajado, entusiasmado e convicto que esta região cresce sem precedentes. Talvez não se tenha ideia do que vai acontecer nos próximos 15 anos”, reiterou o diretor executivo do Grupo A Hora.
A unidade em Encantado está localizada em um amplo e moderno espaço na Galeria Peretti, na rua Júlio de Castilhos. O local soma-se à sede do A Hora, em Lajeado, e também ao Jornal Nova Geração, em Estrela. Conta com sala de redação, recepção e estúdio de rádio. Para isso, foram contratados profissionais nas áreas de jornalismo e para o departamento comercial.
Desenvolvimento regional
Durante a solenidade de apresentação do projeto Made In Encantado e região dos Vales, o prefeito de Vespasiano Corrêa e presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Tiago Michelon, reiterou a relevância do Grupo A Hora na articulação regional.
Segundo ele, o desenvolvimento de uma região se faz por meio da política, gestão e comunicação. “De nada adianta fazer se não transmitir e prestar contas das ações. Nesse sentido, o Grupo A Hora vem para tirar da zona de conforto e instigar o crescimento dos municípios.”
Michelon observa ainda a necessidade de estabelecer parcerias e unir forças entre o poder público e a iniciativa privada. Aponta para a criação da Amat como uma forma de fortalecer a relação e não dividir as cidades.
Maior visibilidade à região alta do Vale
Para o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, a presença do Grupo A Hora representa maior visibilidade aos municípios. “Eles sempre tiveram um olhar diferenciado de como divulgar Encantado e a região alta do Vale. Dão voz às nossas demandas, que muitas vezes não se percebe sob nossos olhos e precisam ter discernimento de fazer diferente.”
Calvi também lembrou da mobilização para constituir a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). “Em 29 de março a entidade completa 28 anos. Foram necessárias quase três décadas para mostrar nossa força. Isso nos mostra que precisamos amadurecer para dizer que somos capazes e conseguimos, não podemos esperar mais”, disse o prefeito de Encantado durante solenidade do Grupo A Hora.
Participações no estúdio
Toda a programação da Rádio A Hora 102.9 ontem foi transmitida do novo estúdio em Encantado. Entre as participações, o presidente da Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé. Ele enalteceu a atuação dos associados. Com 21 agências, a cooperativa atende 18 municípios e administra mais de R$ 6 bilhões de ativos.
“O Sicredi é o reflexo da atividade econômica dos associados e estamos muito satisfeitos com os números de 2022”, pontua Cé. Nesse período, os cooperados movimentaram R$ 1,4 bilhão em crédito.
O resultado foi de R$ 165 milhões. Para 2023, a expectativa é repetir o desempenho. Também em entrevista no novo estúdio, o presidente do Conselho Administrativo da Dália, Gilberto Piccinini, falou sobre as perspectivas de mercado e produção. “O sistema cooperativo está firme. Eventualmente há crises em organizações.”
Conforme Piccinini, o setor de carnes enfrenta uma crise há dois anos. Ele observa que as agroindústrias brasileiras tiveram anos muito bons em 2019 e 2020, contudo em 2021, a China conseguiu restabelecer a produção e ocorreu uma “superoferta” de carne suína no mundo, o que resultou na baixa do preço.