Mais de 3,7 toneladas de lixo foram recolhidas durante a 16° edição do Viva o Taquari-Antas Vivo na manhã deste sábado, 25. Simultânea, a ação ocorreu nas cidades de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Roca Sales. Ao todo, 747 voluntários, entre integrantes de entidades, poder público e comunidade, se engajaram na causa. 300 deles somente em Lajeado. Em relação a quantidade de resíduos, Estrela liderou o ranking com 1,3 tonelada.
Em Lajeado, a atividade contou também com apresentações artísticas e culturais e exposições. De acordo com o diretor do Viva o Taquari-Antas Vivo, Lucas Augusto Lengler, as expectativas foram superadas e a edição é uma das maiores da história. ” Percebemos uma evolução no comportamento e maturidade cada vez mais da população em relação à importância do recolhimento. Além disso, oferecemos uma programação cultural diversificada”, analisou.
De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kaufmann, a iniciativa é extraordinária porque se trata de um voluntariado que dá certo e desperta a conscientização das pessoas. Ao mesmo tempo, incentiva a comunidade a prestar mais atenção no manancial e necessidade de preservá-lo.
Ouça a entrevista
Confira os dados
- Lajeado: 591,8 kg e 300 voluntários
- Estrela: 1.300,90 kg e 16 voluntários
- Arroio do Meio: 96 voluntários (somente atividades)
- Bom Retiro do Sul: 188,6 kg e 47 voluntários
- Cruzeiro do Sul: 731,5 kg e 41 voluntários
- Venâncio Aires: 225,5 kg e 72 voluntários
- Roca Sales: 202 kg e 31 voluntários
Confira um trecho do recolhimento
Ver essa foto no Instagram