Faz algum tempo que se fala no Vale sobre a transformação de um passivo ambiental em ativo econômico. Contudo, pouco se avançou nesse aspecto, ao menos em escala que pudesse contribuir na sustentabilidade das propriedades rurais. A geração de energia e produção de fertilizantes são algumas dessas possibilidades, embora haja necessidade de investimentos no setor.
Um dos exemplos de que isso é possível está em Paverama. O engenheiro agrônomo Nestor Luis Reckziegel compartilhou em evento nacional a experiência da planta de biogás na propriedade com gado leiteiro. Ele e o pai Enidio José Reckziegel administram o empreendimento em operação desde dezembro. Na usina, os dejetos de 200 vacas resultam em 200m³ diários de biogás usado na geração de energia elétrica e biofertilizante, aproveitados na granja.
A capacidade de produção chega a 70kWh e atende 70% da demanda. A Emater/RS-Ascar acompanhou o desenvolvimento do projeto e auxiliou a família no encaminhamento dos projetos. Os detalhes foram apresentados em evento virtual que integra a programação do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. As atividades presenciais ocorrem de 18 a 20 de abril em Foz do Iguaçu (PR).
Último dia da Expoagro Afubra
Encerra hoje em Rincão Del Rey, distrito de Rio Pardo, a maior feira da agricultura familiar do país. A edição deste ano conta com 523 expositores instalados em 35 hectares de área. Do Vale do Taquari são pelo menos 14 empresas e 26 agroindústrias participantes. Entre as principais atrações estão o Espaço de Inovação do Agro, o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas e lavouras demonstrativas. A expectativa dos organizadores é concluir a feira deste ano com 180 mil visitantes.
PAA amplia cota e participação de mulheres
O governo federal relançou esta semana o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A política pública tem sido fundamental para a diversificação de pequenas propriedades rurais, com a possibilidade de vender a produção para órgãos públicos. Na nova versão do PAA houve aumento na cota individual que passou de R$ 12 mil para R$ 15 mil. O acesso pode ser feito de forma direta ou por meio de cooperativas e associações. A participação mínima de mulheres também foi ampliada, de 40% para 50%.
Melhores perspectivas ao setor de suínos
Após período turbulento no mercado de carnes, há movimentos que surpreendem de forma positiva o setor. Durante a semana, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, informou haver valorização no mercado interno e no preço médio da carne exportada. Também observa a redução no preço das commodities (soja e milho), principais componentes da nutrição animal. Ainda que possa demorar mais alguns meses para refletir ao produtor, acredita em um segundo semestre melhor.
Fique atento!
25/3 – Assembleia geral da Arla Cooperativa com última chamada às 11h, no Centro Evangélico de Lajeado;
28/3 – Encontro de jovens do STR Teutônia às 10h30min, na sede do sindicato;
30/3 – Assembleia geral da Languiru com última chamada às 8h30min, na sede dos funcionários em Teutônia;
31/3 – Assembleia geral da Dália com última chamada às 10h, na Screc em Encantado.