Exemplo de Paverama inspira projetos na geração de energia

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Exemplo de Paverama inspira projetos na geração de energia

Faz algum tempo que se fala no Vale sobre a transformação de um passivo ambiental em ativo econômico. Contudo, pouco se avançou nesse aspecto, ao menos em escala que pudesse contribuir na sustentabilidade das propriedades rurais. A geração de energia e produção de fertilizantes são algumas dessas possibilidades, embora haja necessidade de investimentos no setor.

Um dos exemplos de que isso é possível está em Paverama. O engenheiro agrônomo Nestor Luis Reckziegel compartilhou em evento nacional a experiência da planta de biogás na propriedade com gado leiteiro. Ele e o pai Enidio José Reckziegel administram o empreendimento em operação desde dezembro. Na usina, os dejetos de 200 vacas resultam em 200m³ diários de biogás usado na geração de energia elétrica e biofertilizante, aproveitados na granja.

A capacidade de produção chega a 70kWh e atende 70% da demanda. A Emater/RS-Ascar acompanhou o desenvolvimento do projeto e auxiliou a família no encaminhamento dos projetos. Os detalhes foram apresentados em evento virtual que integra a programação do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. As atividades presenciais ocorrem de 18 a 20 de abril em Foz do Iguaçu (PR).

Crédito: Divulgação


Último dia da Expoagro Afubra

Encerra hoje em Rincão Del Rey, distrito de Rio Pardo, a maior feira da agricultura familiar do país. A edição deste ano conta com 523 expositores instalados em 35 hectares de área. Do Vale do Taquari são pelo menos 14 empresas e 26 agroindústrias participantes. Entre as principais atrações estão o Espaço de Inovação do Agro, o Pavilhão das Agroindústrias Familiares, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas e lavouras demonstrativas. A expectativa dos organizadores é concluir a feira deste ano com 180 mil visitantes.

Crédito: Divulgação


PAA amplia cota e participação de mulheres

O governo federal relançou esta semana o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A política pública tem sido fundamental para a diversificação de pequenas propriedades rurais, com a possibilidade de vender a produção para órgãos públicos. Na nova versão do PAA houve aumento na cota individual que passou de R$ 12 mil para R$ 15 mil. O acesso pode ser feito de forma direta ou por meio de cooperativas e associações. A participação mínima de mulheres também foi ampliada, de 40% para 50%.


Melhores perspectivas ao setor de suínos

Após período turbulento no mercado de carnes, há movimentos que surpreendem de forma positiva o setor. Durante a semana, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, informou haver valorização no mercado interno e no preço médio da carne exportada. Também observa a redução no preço das commodities (soja e milho), principais componentes da nutrição animal. Ainda que possa demorar mais alguns meses para refletir ao produtor, acredita em um segundo semestre melhor.


Fique atento!

25/3 – Assembleia geral da Arla Cooperativa com última chamada às 11h, no Centro Evangélico de Lajeado;

28/3 – Encontro de jovens do STR Teutônia às 10h30min, na sede do sindicato;

30/3 – Assembleia geral da Languiru com última chamada às 8h30min, na sede dos funcionários em Teutônia;

31/3 – Assembleia geral da Dália com última chamada às 10h, na Screc em Encantado.

Acompanhe
nossas
redes sociais