Casa Nostra ilustra o quanto o caminho empreendedor exige resiliência e trabalho

Lajeado Empreendedora

Casa Nostra ilustra o quanto o caminho empreendedor exige resiliência e trabalho

Fundada em 1980 e reinventada a partir de 1999, empresa deixou de ser uma casa de produtos coloniais, para se tornar um espaço de experiências exclusivas

Casa Nostra ilustra o quanto o caminho empreendedor exige resiliência e trabalho
Dornei Delazeri lidera a Casa Nostra desde 1999, um empreendimento inaugurado em 1980. (Foto: Eduardo Dorneles)

O conceito de empreendedorismo inclui diversas perspectivas. Contudo, um elemento é central e independente de qualquer mudança de cenário: o trabalho. E esse é o alicerce por trás da Casa Nostra e, principalmente, do casal de empresários à frente do negócio, Dornei e Elaine Delazeri. Afinal, ainda que a empresa tenha aberto as portas em 1980, foi em 1999, quando o casal assumiu o negócio, que a operação caminhou para se tornar uma referência.

Natural de Nova Bréscia, Delazeri saiu de casa aos 13 anos rumo à Lagoa Vermelha, a fim de trabalhar no restaurante de um tio. A semente plantada e regada por cerca de 7 anos, tempo que durou a parceria, foi determinante para o caminho que ele trilharia. Afinal, logo sua trajetória como sócio de empreendimentos gastronômicos ia começar.

“Minha primeira experiência como sócio de um negócio foi aos 16 anos, em uma churrascaria. Aos 20, casei e assumi minha primeira empresa”, lembra.

Ainda em Lagoa Vermelha, Delazeri liderou uma pizzaria por cinco anos. Depois de investir em Passo Fundo, passou por Santa Maria antes de chegar a Lajeado, em 1997. A decisão de vir para a cidade passou pela relação afetiva com familiares que já residiam aqui e por ver na região um grande potencial econômico.

“Quando cheguei na cidade, comprei uma pequena lancheria em frente à Casa de Cultura. Com as adequações que fizemos, conseguimos valorizar o negócio e revendê-lo por algumas vezes mais o valor que paguei”, recorda.

Neste cenário, surgiu a oportunidade de assumir a Casa Nostra. Criada em 1980, a empresa nasceu como uma casa de produtos coloniais focada em embutidos e vinhos. Àquela altura, era um mercado de bairro com algumas coisas diferentes. Delazeri viu o potencial e investiu no local. Foi um processo de adaptação, que não demorou para render frutos.

“Incluímos duas ou três opções de vinhos interessantes. Por volta de 2002 tínhamos umas 50 variedades de vinhos um pouco melhores, principalmente nacionais. Isso nos permitiu agregar cada vez mais qualidade e diferenciais”, aponta.

No ano de 2006, a Casa Nostra se mudou e deu largada ao novo modelo, com maior e melhor estrutura. As opções de produtos se multiplicaram e transformaram a marca numa referência. O crescimento foi inevitável, ilustrado na expansão para Passo Fundo em 2021 e no projeto de abrir uma operação no 386 Business Park.

“A porta é larga, mas baixa. É preciso humildade para viver essa jornada. Só não chega quem não acredita e não faz o que precisa ser feito”, conclui Delazeri, um exemplo de como o sucesso de um caminho empreendedor passa diretamente pelo compromisso pessoal com esse ideal.

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