Um conceito sob tensão
Horário SEM cache 11:17:30
Horário COM cache 11:17:30

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um conceito sob tensão

O cooperativismo no Vale do Taquari não está ameaçado. Mas é inegável que a situação da Languiru acende um alerta entre as demais cooperativas. Diante do risco, é preciso identificar e mitigar, com muita informação de qualidade e transparência, qualquer indício de desconfiança. Não podemos pensar que eventuais desacertos administrativos resultem em descrédito junto ao modelo cooperativista, que está no DNA da nossa população.

Acima de tudo, precisamos defender com unhas e dentes o conceito responsável por uma determinante fatia do desenvolvimento social e financeiro da região. E, muito em função disso, não é hora de se isentar. Líderes e entidades precisam se manifestar diante dos avanços “irresistíveis” dos chineses e franceses.


A câmara de vereadores de Taquari apresenta um bom exemplo aos demais poderes Legislativos do Vale. Nesta semana, com a posse do suplente, Adélio Miranda (PSB), o plenário taquariense passou a contar com dois parlamentares negros. Além dele, a vereadora Maria do Carmo (PDT) também ocupa uma das cadeiras.

Aliás, ela é filha do ex-vereador Adolfo Ferreira da Silva, que foi o primeiro vereador negro na história da cidade. Sobre o cenário atual, é importante celebrar a maior representatividade. Mas é impossível não perceber o tamanho da disparidade que, infelizmente, ainda impera naquele recinto. E o pior. A realidade é ainda mais injusta nas demais câmaras do Vale.

Crédito: Divulgação


Mensagens comunitárias em Encantado

A câmara de vereadores de Encantado disponibiliza espaço para reivindicações das comunidades. Por meio de uma ferramenta oficial do poder legislativo, denominada de Mensagens (ME) – semelhante ao Requerimento ou Indicação –, os líderes comunitários encaminham demandas aos parlamentares e, por consequência, ao poder público municipal.

Na sessão dessa segunda-feira, por exemplo, foram protocoladas 10 MEs em nome das localidades de Linha Santa Teresinha, Linha Barra do Coqueiro, Linha São Roque e Linha São Marcos. Em suma, eles cobram melhorias de acessos a propriedades rurais, mais agentes de saúde, e aumento da rede trifásica no interior.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais