Depois de dois anos trabalhando com crianças em categorias de base, o técnico Henrique Schwarzer terá a primeira oportunidade como treinador profissional. Nessa semana, foi anunciado como o comandante do Guarani, de Venâncio Aires, para a Divisão de Acesso.
O acerto com o clube da Capital do Chimarrão ocorreu na semana passada. Pelo clube tem um enorme carinho pois foi onde fez a estreia como jogador profissional no estado. “Ele me abriu o mercado como jogador e agora está abrindo como treinador”, diz. Antes de acertar com o Guarani, recebeu alguns convites para ser auxiliar técnico e também analista de desempenho, mas decidiu encarar o desafio para comandar o time na Divisão de Acesso.
Comenta que o clube tem três objetivos na competição. O primeiro é atingir a pontuação necessária para permanência na Série A2. O segundo é conseguir a classificação para o mata-mata, e o terceiro é subir para o Gauchão. “Esses são nossos objetivos e espero que possamos atingi-los.” Sobre os problemas financeiros do Guarani, Schwarzer destaca que a situação vai exigir muita criatividade, serenidade e coragem, porém comenta que não é diferente dos outros clubes da Divisão de Acesso. “Vamos enfrentar de maneira muito corajosa esses desafios.”
Dentro e fora dos gramados
A vida no futebol iniciou no Rui Barbosa, em Arroio do Meio, mas a projeção foi na AERC Juventus, em Teutônia. Do Vale rumou ao Guarani, de Campinas, onde terminou a formação nas categorias de base. Se profissionalizou no Paraná Clube.
Após uma rápida passagem, voltou para o Rio Grande do Sul onde atuou por Guarani, de Venâncio Aires, Passo Fundo, São Paulo, de Rio Grande, Lajeadense, Novo Hamburgo, São Luiz e Ypiranga.