A consolidação do Cristo Protetor e o consequente surgimento de novos negócios na área do turismo tem aguçado a criatividade de empreendedores e agentes públicos do Vale do Taquari. A estátua construída no alto do Morro das Antenas, em Encantado, já inspirou a construção do maior monumento em homenagem à Bíblia, em Estrela, e também deve inspirar um novo empreendimento entre os morros São José, Gaúcho e Ventania, no interior de Arroio do Meio.
Por lá, um grupo de empresários aguarda pela licença de instalação para dar início a um novo complexo turístico na região, com disponibilidade para espaços comerciais, gastronômicos e hoteleiros. O investimento pode chegar a R$ 50 milhões. E a “cereja do bolo” deve ser uma estátua gigante de um gaúcho. É um assunto antigo, amplamente debatido – e por vezes questionado – entre moradores e agentes políticos, mas que deve avançar de forma considerável nos próximos dias ou horas.
Índice construtivo em Lajeado
Chefe do Executivo de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) vai receber um grupo de empresários ligados ao setor da construção civil. O encontro ocorre na próxima terça-feira, às 8h, no gabinete do prefeito. Em pauta, a Compra de Índice Construtivo, já prevista no novo Plano Diretor da cidade, mas que ainda carece de regras mais claras aos empreendedores.
Criação de um Fundo Municipal de Gestão de Território (FMGT), instituição da Transferência do Direito de Construir (TDC) e a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC) são assuntos a serem debatidos. Entre os interessados, a certeza de que a ferramenta de compra pode gerar um ativo imensurável para a administração municipal, e abrir boas possibilidades ao empreendedor. Em Porto Alegre, por exemplo, onde o mecanismo já é utilizado desde 1994, há bons exemplos de contrapartidas. A Av. Carlos Gomes, por exemplo, foi alargada se valendo destes créditos de índices construtivos.
TIRO CURTO
• Em todo o Vale do Taquari, apenas as cidades de Forquetinha, Tabaí e Canudos do Vale ainda não se associaram à Amturvales.
• Um grupo de empresários, consultores e moradores de Lajeado debate a melhor forma de aproveitar o caminho criado sobre a laje do Arroio do Engenho, no espaço entre a Praça da Lyall e a Av. Alberto Pasqualini, no bairro São Cristóvão.
• A OAB subseção de Lajeado reliza o III Happy Hour Jurídico. O evento ocorre no dia 27 de março, às 18h30min, no Frame Café, com a palestra “Uma perspectiva humanizada na relação entre todos os envolvidos no processo judicial”, que será ministrada pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Lajeado, Rodrigo Azevedo Bortolli.
• Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) pode ser convidado a participar do ato de filiação de Jonas Calvi ao PSDB. É o desejo de muitos. Mas ainda não há data definida para o ato.
• Em Arroio do Meio, o PP aguarda pela filiação de Djonata Noronha (PTB), filho do ex-vereador Kiko Noronha, e que apoiou Klaus Schnack (MDB) no pleito de 2020. Com o movimento, o partido busca angariar mais eleitores no bairro Navegantes.
• Em tempo, as obras de pavimentação e asfaltamento da estrada de acesso ao complexo turístico do Cristo Protetor estão atrasadas. Moradores e políticos de Encantado alertam para a pouca mobilização junto à importante obra custeado em parceria entre o Estado e o Executivo municipal. Os serviços iniciaram em junho do ano passado, e a previsão era finalizar no início de 2023. aguardemos!