O Campeonato Gaúcho chega na fase decisiva com os primeiros duelos do mata-mata. Neste fim de semana, Grêmio, Internacional, Caxias e Ypiranga começam a definir quem serão os dois finalistas do Gauchão. Principais forças do estado, a Dupla Gre-Nal busca quebrar o padrão recente e levar o clássico para a decisão.
Nos últimos dez campeonatos, em apenas quatro a decisão foi jogada entre Tricolores e Colorados: 2021, 2019, 2015 e 2014. No ano passado, o Grêmio eliminou o Inter na semifinal e foi campeão sobre o Ypiranga. A equipe azul, preto e branca, inclusive, é a atual pentacampeã estadual.
Do outro lado, Caxias e Ypiranga tentam repetir o feito do Novo Hamburgo, o último campeão do interior, em 2017. Neste século, somente a equipe do Vale dos Sinos e o próprio Caxias, em 2000, conseguiram quebrar a hegemonia Gre-Nal.
Inter quer dar fim à seca
A primeira partida ocorre no sábado, entre Caxias e Internacional, no Estádio Centenário, às 16h30min. Sem levantar o troféu estadual desde 2016, o Colorado não vê a hora de voltar a colocar uma taça na sua estante.
Em campo, Mano Menezes alimenta duas dúvidas: quem jogará ao lado de De Pena no meio-campo, e ao lado de Luiz Adriano no ataque. No meio, as opções são Matheus Dias, Baralhas e Johnny. No ataque, Pedro Henrique e Wanderson disputam a vaga.
Duelo da boa fase
A outra semifinal ocorre no domingo, às 16h. O Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, recebe os embalados Ypiranga e Grêmio após a classificação de ambos para a terceira fase da Copa do Brasil. No Tricolor, o técnico Renato Portaluppi não tem muitas dúvidas e deve repetir o time que venceu o Ferroviário no meio de semana.