A boa articulação dos prefeitos de Estrela, Elmar Schneider, de Encantado, Jonas Calvi, e de Vespasiano Correa, Tiago Michelon, ameniza e muito o ruído causado com a recente ruptura da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), e a posterior criação da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat).
Schneider e Michelon presidem as duas entidades, e foram responsáveis diretos pelo agendamento de um importante encontro marcado para o dia 22 de março, às 15h, na prefeitura de Encantado. Na ocasião, as duas associações recebem a visita da Secretaria Estadual de Saúde, Arita Bergmann, da direção da Rede Divina Providência – Hospital Estrela – e da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em pauta, o necessário credenciamento da casa de saúde como referência no atendimento de média e alta complexidade em traumato-ortopedia.
Jarbas na Cisvale
A eleição e posse das novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) ocorreram nessa sexta-feira, em assembleia realizada em Santa Cruz do Sul. Prefeito de Pantano Grande, Mano Paganotto assume a Amvarp no lugar de Benito Paschoal, gestor de Encruzilhada do Sul.
No Cisvale, o novo presidente é o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, que substitui Carlos Gustavo Schuch, de Vale Verde. Já o chefe do Executivo de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), assume como vice-presidente do consórcio que administra um orçamento de R$ 13,1 milhões ao ano.
Estrelas do Conhecimento
O lançamento oficial do evento Estrelas do Conhecimento 2023 ocorre na próxima terça-feira, às 19h, na sede social da Soges. Durante a solenidade, destaque para a palestra magna de Augusto Niche Teixeira, líder do Grupo de Educadores do Google (Google for Education). A feira de inovação, ciência e tecnologia idealizada pelo governo de Estrela deve contar com a participação de estudantes de pelo menos outras 10 cidades do Vale do Taquari.
Ônibus não causa tranqueira
A inauguração da “superparada” de ônibus na Av. Benjamin Constant, em Lajeado, acendeu o modo crítico em uma boa parte da sociedade lajeadense. Especialmente em pessoas que não utilizam o transporte público coletivo da cidade. Para muitos, a presença dos ônibus gera “tranqueira” na área central. Um erro crasso de avaliação. Ora, não é o ônibus que interrompe a fluidez do trânsito. O que causa tranqueira é o excesso de carros em uma cidade geograficamente acanhada.