Abrigo Municipal de Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Abrigo Municipal de Estrela

Esse antigo abrigo foi inaugurado em maio de 1943, na gestão do prefeito Cláudio de Toledo Mércio. O prédio ficava no terreno da Praça Mena Barreto, onde hoje estão os sanitários do local. A estrutura do abrigo era voltada à rua Coronel Flores e serviu, por alguns anos, como rodoviária de Estrela.

Mais tarde, a construção recebeu a Associação Rural de Estrela e a antiga Rádio Alto Taquari. Por estar quase em frente à Igreja Matriz, o Abrigo se tornou um ponto de referência na cidade, com vários estabelecimentos, com um bar, restaurante e até uma barbearia.

O prédio foi demolido em 1974 pelo governo municipal. Na época, a ideia era que a Cervejaria Polar construísse um hotel no local, mas a comunidade não concordou. Assim, a Polar recebeu outro terreno do município, na rua 20 de maio, onde montou o Polartur Hotel, inaugurado em 1976, e que hoje abriga o Estrela Palace Hotel.

 

A construção do Estrela Palace, entre 1974 e 1976. FOTOS: Acervo Airton Engster


HÁ 20 ANOS

Acidente no viaduto de Lajeado

Uma colisão de trânsito na BR-386, no viaduto acima da Av. Alberto Pasqualini, movimentava a cidade há 20 anos. O acidente ocorreu à noite, quando um ônibus que vinha de Porto Alegre colidiu de frente com um carro modelo Caravan. O veículo era conduzido por Valdir Martineli, de 49 anos, de Lajeado, que morreu na hora.

O carro de Martineli ficou suspenso no viaduto por quase duas horas. Os passageiros do ônibus tiveram de abandonar o veículo pela janela de emergência. Na época, conforme noticiava o Jornal O Informativo, o caso causou grande repercussão na comunidade, já que a principal ligação do Centro ao bairro São Cristóvão ficou interrompida com a danificação da estrutura.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Início da Guerra do Iraque – Após meses de tensão, os Estados Unidos atacavam a capital do Iraque, Bagdá. Mesmo sem o aval da ONU, mas com o apoio de 45 países, os americanos iniciaram a guerra com o país islâmico sob a justificativa de que o Iraque teria armas de destruição em massa. Isso tudo fazia parte da chamada “Guerra ao Terror”, instigada pelo presidente Bush após os ataques de 11 de setembro.

Durante o conflito, não foram encontradas armas, o que, entre outros fatores, gerou muitas críticas ao presidente tanto nos Estados Unidos quanto no mundo inteiro. A guerra com o Iraque durou até 2011, quando os EUA retiraram suas tropas. Bush se tornou um dos presidentes mais impopulares da história do país, tanto que, no final da década de 2000, a maioria dos americanos considerava o ataque ao Iraque um erro.

Acompanhe
nossas
redes sociais