Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o descarte incorreto de resíduos e os cuidados com a água, foi inaugurada na sexta-feira, 17, uma escultura inspirada na obra “Desliga a torneira de plástico”. O monumento, no Parque Ney Santos Arruda, tem cerca de quatro metros e fica exposto até 26 de março.
A iniciativa é do Centro de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. A escultura representa uma torneira despejando plástico, em uma simbologia ao lixo encontrado nos rios. Durante a noite, a escultura recebe iluminação.
A ideia é que provoque a comunidade a pensar sobre sustentabilidade e limpeza da água.
“Temos que pensar que todo lixo não destinado corretamente chega ao nosso principal recurso hídrico, o Rio Taquari. É uma escultura que gera impacto”, destaca o prefeito Marcelo Caumo.

Além da escultura, foram instalados banners com mensagens de alerta e orientações da ONU sobre como a comunidade pode contribuir com questões hídricas. Crédito: Divulgação
Ações da ONU
Conforme a química industrial da Sema, Gabriela Roehrs, a iniciativa foi inspirada nas ações da Semana da Água da Organização das Nações Unidas (ONU), com atividades que colaborem com a diminuição da poluição plástica em rios e arroios.
Além disso, foram espalhadas pelo parque, banners com mensagens de alerta e orientações da ONU sobre como a comunidade pode contribuir com questões hídricas.
No mesmo período, uma campanha educativa sobre os cuidados com a água será publicada nas redes sociais da Sema e prefeitura de Lajeado.
A iniciativa faz parte do projeto Nosso Saraquá, criado com o intuito de recuperar o arroio.
Uma série de medidas integram a proposta que tem o objetivo de monitorar a qualidade da água e melhorar as margens, com a identificação de pontos críticos que necessitam de ações específicas.
No dia 22, ainda em comemoração ao Dia Mundial da Água, ocorre a instalação de uma ecobarreira adicional no Arroio Engenho. O material será posicionado nas proximidades da barreira já existente ao lado do Parque Ney Santos Arruda. Já no dia 25 de março, a equipe da Sema participa da 16ª edição do Viva Taquari-Antas Vivo, com roda de conversa, estande e recolhimento de resíduos do rio com a utilização de um barco.