Forla mostra como oportunidades para inovar estão em todos os setores

Lajeado Empreendedora

Forla mostra como oportunidades para inovar estão em todos os setores

No mercado desde 2005, laboratório de lentes apresenta novos produtos e estratégias para o setor a cada dia, como a formação técnica de profissionais para óticas de todo o Brasil

Forla mostra como oportunidades para inovar estão em todos os setores
Ricardo Peruffo Garbin lidera negócio criado em Lajeado e hoje presente em todo o sul do Brasil. (Foto: Eduardo Dorneles)

Aproveitar as oportunidades é parte essencial de uma jornada empreendedora. Essa é a raiz, por exemplo, da Forla, laboratório de lentes oftalmológicas criado em Lajeado no ano de 2005 e hoje presente em todo o sul do Brasil. Afinal, sua criação é fruto da compreensão de  Nicanor Garbin sobre o mercado regional e, principalmente, de Ricardo Peruffo Garbin, filho e atual Diretor do negócio, sobre as oportunidades que o setor poderia oferecer.

Natural de Estrela, Ricardo viu o pai adquirir a Ótica Lauro, em 1989. No local, ele cresceu, criou afetos e desenvolveu uma parte essencial da sua personalidade: a paixão pelas vendas. Contudo, por estar dentro da operação enquanto crescia, ele se apegou ao projeto de dar continuidade ao negócio. Tanto é que fez um curso de Optometria para auxiliar o pai na produção de lentes. Porém, ele não contava com a ideia de Nicanor de abraçar a demanda por materiais ópticos que crescia a cada dia em Lajeado e região.

“A empresa nasceu em uma pequena sala no Centro da cidade, com zero pessoas e zero faturamento. Com quem  fui me relacionar primeiro? Com todos os colegas do curso que tinham óticas e trabalhavam com isso. Eu peguei minha pastinha e meu carro tentando oferecer meu produto. O que eu tinha de diferencial? O relacionamento”, lembra.

Curiosamente, esse movimento abriu portas para a Forla em novos mercados. E como na circunstância da criação da empresa, assim também aconteceu na abertura de sua primeira filial, em 2011, na cidade de Rio Grande: oportunidade aproveitada. O mesmo ocorreu em 2016, quando a Forla iniciou sua operação em Porto Alegre. Hoje, são 12 unidades. “Toda operação fora de Lajeado tem sua história. A gente precisa, sim, planejar abrir uma nova filial. Porém, não é tão didático. As pessoas adoram enfeitar um planejamento”, brinca.

Também em 2016, depois de ampliar e ocupar quase todo um andar na região central, a empresa inaugurou sua nova sede, no bairro Montanha. Segundo Ricardo, a ideia era estar perto da rodoviária por ser um canal logístico em potencial. A partir disso, a empresa dá um salto de inovação e escolhas disruptivas: nos produtos, sim, mas, principalmente, nos serviços. Exemplo disso é que em 2020, a Forla inaugurou sua Escola de Óptica, uma instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação, que tem oferecido conhecimento técnico e formado profissionais da área em todo o Brasil. 

“Antes de pensar em estrutura e outros elementos, a lição mais importante é nunca esquecer da venda. A venda vai sustentar tudo isso. Isso gera emprego, oportunidades e ajuda a construir um legado”, conclui Ricardo, mais um exemplo de como empreender é trazer inovação para todas os setores da sociedade.

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