Aproveitar as oportunidades é parte essencial de uma jornada empreendedora. Essa é a raiz, por exemplo, da Forla, laboratório de lentes oftalmológicas criado em Lajeado no ano de 2005 e hoje presente em todo o sul do Brasil. Afinal, sua criação é fruto da compreensão de Nicanor Garbin sobre o mercado regional e, principalmente, de Ricardo Peruffo Garbin, filho e atual Diretor do negócio, sobre as oportunidades que o setor poderia oferecer.
Natural de Estrela, Ricardo viu o pai adquirir a Ótica Lauro, em 1989. No local, ele cresceu, criou afetos e desenvolveu uma parte essencial da sua personalidade: a paixão pelas vendas. Contudo, por estar dentro da operação enquanto crescia, ele se apegou ao projeto de dar continuidade ao negócio. Tanto é que fez um curso de Optometria para auxiliar o pai na produção de lentes. Porém, ele não contava com a ideia de Nicanor de abraçar a demanda por materiais ópticos que crescia a cada dia em Lajeado e região.
“A empresa nasceu em uma pequena sala no Centro da cidade, com zero pessoas e zero faturamento. Com quem fui me relacionar primeiro? Com todos os colegas do curso que tinham óticas e trabalhavam com isso. Eu peguei minha pastinha e meu carro tentando oferecer meu produto. O que eu tinha de diferencial? O relacionamento”, lembra.
Curiosamente, esse movimento abriu portas para a Forla em novos mercados. E como na circunstância da criação da empresa, assim também aconteceu na abertura de sua primeira filial, em 2011, na cidade de Rio Grande: oportunidade aproveitada. O mesmo ocorreu em 2016, quando a Forla iniciou sua operação em Porto Alegre. Hoje, são 12 unidades. “Toda operação fora de Lajeado tem sua história. A gente precisa, sim, planejar abrir uma nova filial. Porém, não é tão didático. As pessoas adoram enfeitar um planejamento”, brinca.
Também em 2016, depois de ampliar e ocupar quase todo um andar na região central, a empresa inaugurou sua nova sede, no bairro Montanha. Segundo Ricardo, a ideia era estar perto da rodoviária por ser um canal logístico em potencial. A partir disso, a empresa dá um salto de inovação e escolhas disruptivas: nos produtos, sim, mas, principalmente, nos serviços. Exemplo disso é que em 2020, a Forla inaugurou sua Escola de Óptica, uma instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação, que tem oferecido conhecimento técnico e formado profissionais da área em todo o Brasil.
“Antes de pensar em estrutura e outros elementos, a lição mais importante é nunca esquecer da venda. A venda vai sustentar tudo isso. Isso gera emprego, oportunidades e ajuda a construir um legado”, conclui Ricardo, mais um exemplo de como empreender é trazer inovação para todas os setores da sociedade.
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