Estoque de vento

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Estoque de vento

Há uns 20 anos, foi elaborado um tal de Atlas Eólico do Rio Grande do Sul. Um estudo sério sobre os ventos predominantes nas diferentes regiões do estado, respectivas velocidades médias e constâncias ao longo do ano.

Na época não deu muita repercussão, até porque essa fonte de energia recém estava sendo introduzida aqui pela bandas tupiniquins e não havia sequer fábricas de geradores. Mas já se projetava como mais promissoras as regiões litorâneas, sobretudo as planícies do litoral sul.

Também saíram bem na foto os chamados contra-fortes da Serra Geral, vindos lá do Botucaraí, passando aqui na região por Progresso, Boqueirão, Teutônia e seguindo lá pros lados de Taquara e Cambará. Hoje em dia já existem importantes parques eólicos lá por Santa Vitória do Palmar e Osório. Pelo jeito, a coisa vai evoluir também por aqui nos próximos anos. Bom saber.


Vai uma fezinha aí?

Pois fiquei sabendo pelos canais competentes que a ¨prefa¨ de Pelotas pretende implantar uma loteria municipal, a Lotopel. O projeto de lei foi reencaminhado para avaliação da Câmara dos Vereadores nessa semana com algumas alterações: 60% da receita líquida vai pro sistema de saúde básica e 40% para os hospitais filantrópicos de lá. Bela iniciativa, tomara que dê certo e que renda uma boa grana líquida além dos prêmios pra atendimento social.

À propósito: se a administração do sistema for terceirizada, sugiro que seja pra algum empreendimento profissional e privado de lotérica que conhece bem o ramo, ou talvez pra um banqueiro de jogo do bicho, devidamente estabelecido há um bom tempo e com algum CPMF registrado. Essa turma costuma ter uma baita credibilidade, conhece cada biboca da cidade e, apesar de algumas atividades ainda serem consideradas como uma contravenção, com certeza pagariam todos os devidos impostos se a concessão for devidamente regulamentada.

Crédito: Divulgação


POLENTA E VINHO!

Bom saber que a Suinofest volta à ativa nesse ano. Foi o primeiro evento com essa bela configuração, que foi muito copiada por aí a fora. Não lembro bem quem foi a primeira, se em Encantado ou Carlos Barbosa, mas isso não importa. O que vale é que foi uma bela iniciativa. E merece ser preservada.


5G e 1H

A Agência Nacional de Telecomunicações autorizou a implantação da tecnologia 5G em 33 municípios do interior da Província de São Pedro, Lajeado inclusive. Vai dar acesso à tão falada internet das coisas e certamente vai agilizar ainda mais as telecomunicações em geral. O meu Cumpádi Belarmino já está utilizando a tecnologia 1H, emitindo sinais de fumaça lá pelas bandas do morro Roncador.


CINE BRASIL APRESENTA

Voltam os Impostos Sobre os Combustíveis! (duplo com)
Que legal! Tudo Pelo Povo e Para o Povo!


SAIDEIRA

O neto volta pra casa com o olho inchado depois da pescaria com o nôno. A nona preocupada pergunta:

– O que aconteceu, guri?

– Um baita marimbondo pousou na minha testa!

– Ele te picou?

– Não, o vô matou ele antes com o remo.

Acompanhe
nossas
redes sociais