Estrela registra a maior infestação pelo mosquito da dengue no estado

Cidade em alerta

Estrela registra a maior infestação pelo mosquito da dengue no estado

Município tem oito casos confirmados da doença e proliferação do inseto transmissor aumenta a necessidade de cuidados para evitar uma epidemia. Equipe vinculada ao governo do estado acompanhou os trabalhos nos bairros na semana passada

Estrela registra a maior infestação pelo mosquito da dengue no estado
Amostragem feita nos bairros classifica Estrela em alto risco para contaminação, devido à alta quantidade de focos de Aedes aegypti. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

A incidência do mosquito Aedes aegypti e o risco de um surto de dengue colocam em alerta os gestores do município. A informação vinda do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), que Estrela é a cidade com a maior infestação pelo inseto no estado intensifica as estratégias para conscientizar a população.

Os resultados do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) indicam que a cada 100 residências, 14,4 estão infestadas pelo mosquito. Este número é utilizado para definir o chamado Índice de Infestação Predial (IIP).

De acordo com o Piratini, 391 municípios fizeram a coleta de amostras. Destes, 130 tiveram índice igual ou superior a 1, o que os coloca em situação de alerta, e 10 com indicador igual ou maior a 4, o que aponta para condição de risco de surto da doença.

A presença cada vez maior do Aedes e a confirmação de casos gera uma preocupação em nível estadual. Representantes do CEVS estiveram em Estrela ao longo da semana passada para acompanhar os trabalhos dos agentes de saúde.

A coordenadora da vigilância em saúde do município, Carmen Hentscke, reforça que o risco de uma alta nos registros de dengue é iminente. “Intensificamos as visitas para eliminar criadouros e orientar a comunidade para que peguem firme no combate ao mosquito. Essa é a ação mais eficaz para minimizar o problema nesse momento”, diz.

Oito casos confirmados

A preocupação aumenta ao considerar o número de casos confirmados da doença. Na última atualização da Secretaria Estadual da Saúde (SES), eram oito pessoas contaminadas pela dengue neste ano. Na microrregião onde Estrela está incluída, a taxa de incidência a cada 100 mil habitantes é de 9,1. No mesmo período do ano passado, este índice estava em 1,5.

Carmen orienta a população que atente aos cuidados individuais e aos sintomas da doença. “Peço que as pessoas usem repelente ou roupas compridas, para nos protegermos. Caso sintam algum sintoma, procurem o posto de saúde. Os sintomas às vezes são inespecíficos, como dor de cabeça, no corpo e febre, mas é melhor conferir com um profissional da saúde”, finaliza.

Ranking estadual do LIRAa

Acompanhe
nossas
redes sociais