A Florestal Alimentos soube aproveitar uma das ondas do momento para emplacar campanha que resultou em ampliação de vendas das tradicionais Balinhas do Coração. Em fevereiro, as cantoras Pabllo Vittar e Anitta lançaram uma música chamada “Balinha de Coração” e a empresa lajeadense montou uma jogada de marketing para engajar o público fiel às artistas.
Tudo começou com vídeo simples mostrando o processo de produção da bala, com a música de trilha sonora, e o envio de kits para as cantoras. Publicado no tiktok, com menção às artistas, a peça teve mais de 220 mil visualizações, 37 mil curtidas e 800 comentários – um deles foi “Eu amoooo” da própria Pabllo Vittar.
Conforme relatos da equipe de marketing, durante os três dias após a publicação, o e-commerce da empresa teve recorde de pedidos de todo o Brasil e a produção precisou dobrar a quantidade de balas para dar conta da demanda. Uma ação simples, de baixo custo, mas extremamente efetiva devido a percepção do momento.
Empresários de Estrela visitam fábrica da Salva
Em visita técnica promovida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, 24 empresários do município conheceram o processo de fabricação da cervejaria Salva Craft Beer, em Bom Retiro do Sul. Recepcionados pelo Mestre Cervejeiro Brian Dias, eles acompanharam desde a moagem dos ingredientes até o envase, com direito à degustação direta dos barris. Maior microcervejaria do Rio Grande do Sul, a Salva produz um total de 30mil litros de chopp e cerveja por dia. Ao final da visita, os empresários participaram de um Happy Hour no pub da fábrica.
Real Digital entra em fase de testes
Criptomoeda oficial do Banco Central (BC), o Real Digital entrou em fase de testes nesta semana, por meio de plataforma que permite o registro de diferentes ativos financeiros. A ferramenta só estará à disposição do público no fim de 2024, quando começará a receber depósitos tokenizados – ativos reais convertidos em digitais.
De acordo com o coordenador do projeto no Banco Central, Fabio Araujo, a moeda digital funcionará como um Pix em larga escala. Ela permitirá transferências instantâneas de grandes valores no atacado, abrangendo grandes empresas e instituições financeiras.
Nesta primeira fase, o BC começa a desenvolver uma plataforma de testes que registra ativos de vários tipos e naturezas. A fase de testes será concluída em dezembro deste ano e os resultados serão avaliados em março do ano que vem.
FRASE DO DIA
“Por uma questão de comportamento e perfil, as mulheres empreendedoras agregam de forma significativa no mercado de trabalho. Geram ciclos de melhoria e valor que impactam não somente o negócio em si, mas também suas comunidades, e no apoio a outras mulheres.”
Rápidas
• Consultoria gratuita – O município de Muçum se estrutura para ampliar a oferta de atendimentos aos empreendedores locais com apoio do Sebrae-RS. A primeira ação inclui 70 horas de consultoria gratuita na área de gestão às empresas locais enquadradas como MEI, ME ou EPP. São oferecidas consultorias nas áreas de estratégia, finanças, pessoas, marketing e vendas, com consultores selecionados pelo Sebrae RS de acordo com as necessidades de cada empreendimento. Interessados de- vem comparecer à Central do Empreendedor ou entrar em contato pelo telefone (51) 3722-1122.
• 6° Encontro de Founders – O Vibee Unimed e o Taquari Valley promovem no dia 21 de março o 6° Encontro de Founders – evento que reúne os fundadores das principais startups da região. Entre as empresas que confirmaram presença estão Syntalgae, Demander, BIMachine, Meu Resíduo, Fermenta, Criação.cc, Portao do Médico e Evcom. Na primeira edição de 2023, o encontro abordará a gestão de times comerciais, com talk do gerente comercial da Demander, Luciano Brandão. O encontro vai das 11h às 12h30min e a participação ocorre por convite.
• Chocolate salgado – Enquanto supermercados e lojas especializadas se enfeitam para a páscoa, o preço dos chocolates assusta os consumidores. A inflação acumulada para 12 meses para os produtos chega a 13,61% – mais do que o dobro do índice IPCA no mesmo período de 5,77%. Entre os motivos para a alta estão a elevação do preço dos três principais insumos (leite, açúcar e cacauu), a inflação geral do Brasil, os impactos globais da Guerra da Ucrânia e até o fenômeno La Niña e a consequente seca na safra de 2022.