Rota da Erva-Mate será lançada nesta terça-feira

TURISMO

Rota da Erva-Mate será lançada nesta terça-feira

Evento de lançamento ocorre no Restaurante Lago Verde Garden Beer, em Ilópolis, a partir das 19h30. Rota inclui sete municípios da região e conta toda história e produção da erva-mate

Rota da Erva-Mate será lançada nesta terça-feira
Todos os pontos da rota serão divulgados no lançamento. Um deles é o cânion Perau do Facão (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

O produto que faz parte da vida dos gaúchos ganha um novo roteiro turístico. A Rota da Erva-Mate será lançada hoje, 7, em Ilópolis, e envolve sete cidades da região. A atração turística surgiu em 2010 e agora foi reformulada, com novos empreendimentos e atrações.

O primeiro projeto, chamado Caminhos da Erva-Mate, foi lançado em 2010. “A região mudou muito desde então. Os pontos turísticos receberam melhorias e, sem sombra de dúvidas, nestes mais de dez anos, surgiram outros tantos empreendimentos”, comenta o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart.

Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Putinga e Relvado são os municípios que compõem a rota. O roteiro também fica próximo de atrativos conhecidos como o Cristo Protetor, em Encantado, e Trem dos Vales, entre Muçum e Guaporé.

No lançamento da rota, será divulgado também a nova identidade visual e um material novo com todos os pontos do roteiro. “É uma rota viva, amanhã ou depois tem empreendimentos novos e outros poderão entrar”, reforça Arenhart. O presidente da Amturvales afirma ainda que foi feito um estudo sobre os locais que estão preparados e qualificados para receber os turistas.

Por meio do passeio, os visitantes terão contato direto com a história da erva-mate na região, que será contada em Ilópolis. Também será possível ter contato com a produção e colheita da erva-mate, com ervateiras que vão receber o turista e mostrar todo processo, do início ao fim. “O turista, acima de tudo, vai viver uma experiência única no Brasil. Eu acho que ele vai ser surpreendido”.

Arenhart conta que agora é preciso pensar na comercialização da rota com as agências de turismo. Isso porque, ainda que alguns turistas cheguem ao local de forma independente, será necessário contar o trabalho de guia turístico.

Acompanhe
nossas
redes sociais