Parceria renovada

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Parceria renovada

Vale do Taquari

Integrantes do projeto “Viva o Taquari-Antas Vivo” visitaram a Capitania Fluvial dos Portos, em Porto Alegre, na última quinta-feira. Gilmara Scapini, Gilberto Soares e Ana Cecília Togni foram recebidos pelo comandante, capitão de Mar e Guerra, Rodrigo da Silva Tavares. A visita é praxe antes de cada edição da atividade que propõe a retirada de resíduos das margens do Rio Taquari. Tavares recebeu o convite oficial para participar da ação, prevista para 25 de março, em Lajeado e outras seis cidades banhadas pelo manancial. Além de preservar a segurança dos voluntários, integrantes da capitania estarão disponíveis para orientar quanto à documentação necessária às embarcações e aos condutores.

Voluntários

Quem quiser ser voluntário na atividade Viva o Taquari-Antas Vivo pode entrar contato pelo e-mail parceirosvoluntarios@ acilajeado.org.br, telefone (51) 3011-6900, site www.acilajeado. org.br, instagram @parceirosvoluntarioslajeado e facebook @ parceirosvoluntarios.delajeado.9. O Viva o Taquari chega à 16a edição e ocorre simultaneamente em sete municípios da região.

Concurso estudantil

Estão abertas as inscrições para o concurso “Viver Cidades” – projeto do Grupo A Hora voltado ao meio ambiente. Podem participar estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e escolas das redes pública e privada. O regulamento pode ser acessado no site grupoahora.net.br na aba Viver Cidades. Serão selecionados cinco escolas e seis trabalhos dos alunos – três em cada categoria. A premiação tem valor equivalente a R$ 25 mil.

8 de março

Para o Dia Internacional da Mulher 2023, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) destacou sete “mulheres que estão salvando o planeta”. Mindy Lubber, Nemonte Nenquino, Julia Carabias Lillo, Nzambi Matee, Fatemah Alzelzela, Xiaoyuan Ren e Niria Alicia Garcia têm desempenhado um papel de liderança na luta contra as maiores ameaças ambientais do planeta: mudança climática, perda da bio- diversidade e poluição. Quer saber mais sobre elas, acesse www.unep. org/pt-br/noticias-e-reportagens/

Txai Suruí

Ela não está na lista do Pnuma, mas o mundo ouviu a voz de Txai Suruí na COP26, em 2021. Indígena e única brasileira que discursou no evento da ONU, ela expôs o avanço da mudança climática na Amazônia e a necessidade frear o desmatamento.

Em casa

Txai e as sete mulheres se somam a todas aquelas que de alguma forma defendem o meio ambiente. As que separam o lixo em casa, que preferem sacola de pano a de plástico… Pequenas ações fazem toda a diferença. Parabéns pelo 8 de março!

Pingo d’água

• A 3a edição do Festival Troca-troca Cultural, prevista para ocorrer no domingo passado, ocorrerá no dia 2 de abril, das 13h30min às 19h, no Jardim Botânico de Lajeado. A mudança de data foi necessária em função do tempo instável do último fim de semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais