Mas bem, trazendo a cultura do Rio Grande, e os personagens que a fazem, eu apresento hoje amigos, duas pessoas muito queridas que, se falar de dança, já se espalham pelo salão. E quando o amor é de um pelo outro e dos dois pelo Rio Grande do Sul, então não precisa de muita riqueza e brilho para serem felizes.
Me refiro a Patrícia Cristina Rambo, 45 anos. Nascida em Santa Rosa, mora em Lajeado há 12 anos. É servidora pública na área da Educação do município. E me refiro também a Rafael Amadeu Rezner, 48 anos, também de Santa Rosa. Atua na área de instalações de sistemas de segurança e elétricos em geral.
A Patrícia e o Rafael são casados há 25 anos, e há 5, decidiram que havia algo lindo no tradicionalismo.
Então veio a vontade de aprender sobre o bailado rio-grandense. Resolveram fazer um curso de danças gaúchas de salão no CTG Raça Gaudéria, de Estrela. Gostaram tanto das danças que resolveram fazer mais um. Esse segundo, no CTG Bento Gonçalves, de Lajeado.
No CTG, se encantaram pela entidade e pessoas que encontraram lá, como os professores de dança Luís e Mônica, que hoje em dia, inclusive, são seus compadres. E eis que brota de forma surpreendente o amor pela dança pelos nossos costumes.
Este sentimento que hoje em dia faz de Rafael o vice-patrão do CTG Bento. Ele também auxilia no departamento artístico da entidade como dançarino de danças gaúchas de salão com sua esposa Patrícia.
Eles já foram duas vezes campeões do Estado na categoria veterana/Xiru, no maior festival de danças gaúchas , o Festixiru, na cidade de Santa Maria, e atualmente são os atuais campeões da modalidade no Estado.
Como dançarinos, já ganharam vários rodeios artísticos pelo nosso Estado e levam com muito amor a dança e a cultura gaúcha por todo nosso querido Rio Grande.