Há 20 anos
Pela primeira vez, a rua Santos Filho, no Parque dos Dick, recebia cerca de 10 mil foliões para os desfiles de carnaval da cidade. A pasta de Cultura e Turismo estava à frente da organização e, na época, a secretária municipal era Carmen Regina Pereira Cardoso, falecida no dia de ontem.
Naquele ano, três escolas de samba desfilavam pela rua. De Lajeado, a Mocidade e a Cascata disputavam o prêmio municipal e a escola Inhandava, de Bom Retiro do Sul, também se apresentava na Santos Filho.
Em 2003, a Cascata foi a vencedora do Desfile de Rua, com o samba-enredo “Festerê no CTC”. Além das escolas, três blocos também animaram o público. O Bloco dos Palhaços abriu o desfile, seguido pelo Bloco Samba Reggae de Capoeira e o Só Alegria.
Mesmo com duas horas de chuva, durante o desfile, o público não se intimidou e continuou a festa. Aquela foi a primeira edição realizada na rua Santos Filho, ao invés da Júlio de Castilhos, que foi palco dos desfiles por muitos anos.
Hoje é:
Dia das Crianças Doentes
Dia do Turismo Ecológico
Dia Mundial de Zero
Discriminação
Dia Internacional
da Proteção Civil
Santo do dia:
Santo Albino
São Suitberto
São David
Santa Eudóxia
Enquanto isso…
Violência no Rio – Pelo 5° dia seguido, a cidade do Rio de Janeiro vivia uma onda de pânico e violência com as ações de traficantes. Atentados a bomba, tiroteios, assaltos e depredações assustavam a população. Na época, o governo atribuía as ações ao Comando Vermelho, uma facção criminosa liderada por traficantes.
Há 50 anos
Encerramento das aulas da Faculdade Estrela
A Faculdade de Educação Estrela, que funcionava junto ao IEEM, encerrava as aulas dos cursos superiores. A formação havia iniciado em julho de 1972, durante as férias de inverno. A segunda etapa, realizada em janeiro e fevereiro de 1973, chegava ao fim e as aulas seriam retomadas novamente em julho. Esse modelo permitia que professores do interior do Vale pudessem atender ao curso superior e continuar dando aulas no período letivo regular.
Enquanto isso…
Autossuficiência da Petrobras – Era manchete na Folha de São Paulo que a Petrobras iniciaria a construção, no fim do ano, de sua terceira refinaria de petróleo em SP. A ideia era garantir a autossuficiência em derivados de petróleo. A nova refinaria seria construída em São José dos Campos. A obra iniciou em fevereiro de 1974 e é, até hoje, a terceira maior do Brasil.