Mais de 50 famílias ficavam desabrigadas com a cheia do Rio Taquari. Desde 1951, Lajeado não registrava uma enchente no verão. Em 2003, o nível do manancial chegou a 21,7 metros, quase 3 metros acima da cota de inundação.
A cheia foi ocasionada pelas fortes chuvas na área das cabeceiras. Conforme as autoridades da época, em apenas 12 horas, choveu o equivalente a um mês.
A cidade de Colinas decretava situação de emergência devido à cheia, já que a água destruiu inúmeras plantações de soja e milho. Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul tinham desabrigados.
Há 50 anos, Parque 20 de Maio
Cinquenta anos atrás, o prefeito de Estrela, Gabriel Mallmann, assinava um decreto que desapropriava uma área de terras nas proximidades do antigo Parque 20 de Maio, que ficava no bairro dos Estados. A nova área tinha cerca de cinco hectares e ficava entre a Av. dos Estados, a rua Coronel Brito e a rodovia Presidente Kennedy (BR-386). A ideia, na época, era construir no local um ginásio esportivo, uma praça pública e um restaurante municipal.
A construção do Parque 20 de Maio iniciou em 1952. Eram pavilhões para exposições na cidade e ficavam próximos à Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), que existe até hoje no bairro. Apesar da desapropriação das terras em 1973, o projeto do não saiu do papel.