Um diagnóstico e inventário turístico de Arroio do Meio foi apresentado ao poder público, empreendedores, integrantes da Amturvales e pessoas ligadas ao setor. O evento ocorreu na Casa do Museu, coordenado pelas turismólogas Cristiane Viel e Karina Mezzomo.
As profissionais foram contratadas pelo município com o objetivo de direcionar as ações a serem executadas no segmento. A decisão ocorreu após um encontro do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), do qual o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jonas Schwarzer, faz parte.
O documento traz um levantamento da realidade atual do turismo e destaca melhorias necessárias para a atividade. O material detalha os serviços que precisam constar em um município que investe no setor, e também serve como um olhar técnico para o atendimento ao turista.
Pontos observados
Entre os pontos fortes do município, estão a localização, cultura, natureza, existência de empreendimentos que já atendem o turista, entre outros. “É muito forte em Arroio do Meio a questão da qualidade de vida e esta é uma característica muito forte das cidades do interior”, pontua Cristiane. Segundo ela, o turismo pós-pandemia veio para valorizar o turismo rural.
Para as turismólogas, é interessante que o município tenha um melhor aproveitamento da flor de hibisco, da cultura alemã e do nome Pérola do Vale, itens que representam a história e cultura arroio-meense.
Para finalizar, foram apresentadas considerações observadas nas visitas durante os três meses de elaboração do projeto, assim como sugerido um plano de ação aos empreendedores, como forma de fortalecer o empreendimento para que seu produto turístico ganhe mais visibilidade.