Todo jovem, em algum momento da vida, pensa em ter um bar. Afinal, a experiência da boemia sempre é divertida e sedutora. Contudo, o tempo e a experiência mostram que para funcionar como negócio, é preciso compreender seu público. Algo que Beto Wasem sabia muito bem quando em 2019 inaugurou o Leopoldo 47, em Lajeado.
Natural de Lajeado, Beto entrou no mercado de trabalho aos 17 anos, como empacotador, no Imec Supermercados. A dedicação fez com que em quatro anos ele crescesse e se tornasse peça importante do departamento de marketing da empresa. E foi lá que teve seu primeiro contato com a produção de eventos, algo determinante para formar a bagagem que mais tarde seria essencial na sua jornada empreendedora.
“Depois que saí, aceitei o convite de trabalhar como representante de vendas da Vonpar. Isso permitiu que eu conhecesse ainda mais o setor de bares, suas possibilidades e, principalmente, as coisas que poderiam ser melhor realizadas”, lembra.
Beto cresceu na área de vendas e se tornou referência no segmento. Neste cenário, chegou a conclusão que seria determinante para sua vida: era hora de tirar do papel o sonho que se formava de ter o próprio negócio, o próprio bar. Desde então, por seis anos, ele investiu em pesquisas, visitou lugares e formou modelos de negócios. Contudo, faltava algo importante: orçamento para iniciar o projeto.
“Meu modelo indicava que quem administraria o negócio seria eu. Até porque se tem algo que sou muito bom é saber no que eu não sou. E essa área eu conheço. Por isso, demorou para encontrar parceiros. Foi quando os irmãos Eduardo e Mayara Richter entraram em cena e propuseram dobrar o valor de investimento para criarmos algo ainda mais completo”, lembra Beto.
A ideia original era construir algo mais rápido, focado no consumo de cerveja artesanal. Porém, a pesquisa de mercado mostrou que havia uma brecha em Lajeado que precisava ser preenchida. Assim, o Leopoldo 47 foi formulado para ser um bar para pessoas responsáveis. “As pessoas vêm comprar felicidade aqui. Por isso, construímos um ambiente, disponibilizamos produtos e treinamos as pessoas para entregar experiências inesquecíveis”, explica.
Diante de uma jornada que passou por uma concorrência crescente e qualificada e ainda superou as dificuldades de uma pandemia, o Leopoldo 47 é um exemplo de como empreender é uma trilha que envolve trabalho, preparo e paixão.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram