Teutônia inaugura mais uma Escola Municipal de Educação Infantil neste sábado, 11, às 9h. A Emei Cora Coralina, no bairro Canabarro, oferecerá 50 novas vagas à rede municipal. As aulas iniciam no dia 23 de fevereiro para quatro turmas, que recebem alunos de 0 a 3 anos e 11 meses.
O município atende mais de 1,4 mil crianças na Educação Infantil. As turmas são organizadas conforme a Central de Vagas, que tem cerca de 360 crianças à espera de uma escola. De acordo com a administração, para zerar a fila de espera, está prevista a construção de novas salas de aula junto às Emeis.
De acordo com o prefeito Celso Forneck, a inauguração da Cora Coralina vai ao encontro disso. “Estamos investindo muito em educação para reduzir, cada vez mais, o tempo de espera. Há mais obras em andamento e pretendemos concluí-las o mais breve possível”, destaca.
O prédio de 311 metros quadrados, assim como o pátio da Emei, foi reformado e adaptado para receber os alunos. No total, o valor investido foi de quase R$ 690 mil, com recursos próprios do município.
Abertura do ano letivo
Mais de mil profissionais participaram do evento de abertura do ano letivo nessa sexta-feira, 10. Com o tema “Na arte da educação, o poder da transformação”, docentes de Teutônia, Paverama, Colinas, Imigrante, Poço das Antas e Westfália receberam curso de qualificação.
O evento ocorreu na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), no bairro Languiru, e promoveu reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Durante o dia, os educadores assistiram a uma peça de teatro, seguida de palestras com Vasco Moretto, Thiago Linck e Ânderson Barcelos.
A vice-prefeita de Teutônia, Aline Kohl, destacou a importância da união dos municípios e o papel fundamental dos professores na vida das crianças. “A parceria do G7 é essencial para conquistarmos demandas coletivas. Vamos seguir trabalhando juntos para qualificar cada vez mais o ensino e as escolas”, salientou.
Para Aline, os educadores também fazem parte da formação ética e cidadã dos alunos. “Eles compartilham conhecimentos capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa”, destacou.
Para o prefeito Celso Forneck, também professor, a educação é a única forma de realizar revoluções positivas. “A maneira como se ensina faz toda a diferença para gerar interesse e engajar os alunos, faz com que eles se sintam motivados a buscar conhecimento e seguir seus sonhos”.