“O homem chega, já desfaz a natureza
Tira a gente, põe represa
Diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia
Vai subindo devagar
E o passo a passo vai cumprindo a profecia
Do beato que dizia
Que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar
Dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão”
Música Sobradinho, Sá e Guarabyra
Me impressionam o avanço tecnológico, as descobertas científicas e a evolução de modo geral. Muito temos a agradecer a pesquisadores de todas as áreas que trabalham a favor da humanidade. Mais do que isso, eles têm coragem de quebrar paradigmas e, a partir de novos estudos, rever conceitos. Talvez os meus contemporâneos lembrem. O ovo era alimento proibido para pacientes com colesterol alto. Hoje, é um aliado.
Natureza
A natureza, entretanto, quando sofre interferência humana pode dar respostas nem sempre satisfatórias.
O mar
A exemplo de Balneário Camboriú (SC), a Praia dos Ingleses está em obras para alargamento da faixa de areia, já pequena para tantos turistas. De forma simplificada, o trabalho consiste retirar areia do fundo do mar, com um navio-draga, e bombear para beira-mar.
A faixa de areia
Camboriú concluiu a expansão em dezembro de 2021 – um custo de R$ 67 milhões. Em outubro de 2022, formou-se um degrau à beira-mar. Em dezembro, uma laguna. Os especialistas disseram, à época, que era um processo normal de estabilização da praia por conta do alargamento.
Quem invadiu o quê I
Conheci Camboriú e outras praias catarinenses depois que a orla estava consolidada, com muitas edificações. Me pareceu que havia preferência por hotéis, comércios e apartamentos com vista para o mar.
Quem invadiu o quê II
A água pode ter invadido a areia, afinal o nível do mar está em constante aumento. Ele ocorre como consequência do processo de aquecimento global, que faz com que a temperatura da água de todo o planeta aumente e, naturalmente, se expanda. Outra causa é o derretimento de massas de gelo.
Interferência humana
O aquecimento global poderia ser freado com a interferência humana. Conhecimento sobre causas e consequências há, graças aos cientistas e estudiosos. Entretanto, a música de Sá e Guarabyra, de 1977, ainda é atual. Ponto.