Após um recesso de 40 dias, o Legislativo retomou as sessões no fim da tarde desta terça-feira, 7. A primeira reunião de 2023 marcou a estreia da mesa diretora, composta pela presidente Paula Thomas (PSDB), a terceira mulher no comando do parlamento local, vice, Lorival Silveira, e secretário, Heitor Hoppe. Ambos do PP. Como principal pauta, a nova formação das quatro comissões permanentes para o biênio 2023-2024.
Ao contrário de anos anteriores, não houve objeções quanto aos três vereadores indicados para cada grupo de trabalho. Desta forma, o debate foi superado ainda no começo dos trabalhos. A Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ação Social será presidida por Deolí Gräff (PP), terá relatoria de Ana Rita de Azambuja (MDB) e a função de secretário ficará a cargo de Jones Barbosa da Silva, da mesma sigla.
A análise das Finanças e Orçamentos ficará, respectivamente, a cargo de Heitor Hoppe, Deolí Gräff e Marquinhos Schefer (MDB). Já a análise de pautas referentes à Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar serão tratados por Mozart Lopes e Alex Schmitt, do Progressistas, e Ana Rita de Azambuja. A comissão de Obras e Serviços Públicos terá Adriano Rosa (PSB), Alex Schmitt e Marquinhos Schefer. A reunião conjunta ocorre nas manhãs de segunda-feira, quando as matérias em tramitação são deliberadas.
Votações
Após acordo entre as bancadas, quatro projetos referentes à educação foram aprovados por unanimidade. O principal argumento para a imediata apreciação foi a proximidade do ano letivo e a necessidade de reforço no quadro de servidores para diferentes instituições.
Uma das matérias trata da criação de uma vaga de professor de Geografia para os anos finais, de modo a amenizar a carência quanto à disciplina. Também houve sinal verde para a contratação temporária de três secretários de escola e quatro professores de educação infantil; um professor, também por tempo determinado, para lecionar matemática aos finais.
Outros professores e agentes socioeducativos serão integrados para substituir servidores que tiveram de ser exonerados em função de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No caso, a Corte determinou a saída de funcionários públicos que já estavam aposentados.
Novos membros das comissões
Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ação Social
Deolí Gräff (presidente, PP), Ana Rita da Silva Azambuja (relatora, MDB), Jones Barbosa da Silva (secretário, MDB)
Finanças e Orçamentos
Heitor Hoppe (presidente, PP), Deolí Gräff (relator, PP), Marquinhos Schefer (secretário, MDB)
Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar
Mozart Lopes (presidente, PP), Alex Schmitt (relator, PP), Ana Rita da Silva Azambuja (secretária, MDB)
Obras e Serviços Públicos
Adriano Rosa (presidente, PSB), Alex Schmitt (relator, PP), Marquinhos Schefer (secretário, MDB)