Observar o sucesso de um negócio sempre impressiona. Tanto é que pode ser difícil imaginar que o nome por trás daquele empreendimento precisou vencer diversos desafios para chegar até aqui. E a Arabesco Acabamentos é um bom exemplo disso. Afinal, sua bela sede no Alto do Parque, com referências estéticas que podem ser implementadas em qualquer projeto contemporâneo, traduz a jornada de superação de Carmen Helena Dresch, líder do negócio.
Natural do interior de Cruzeiro do Sul, Carmen cresceu em um ambiente humilde e cercada por uma família simples. Contudo, desde pequena via nas tias exemplos inspiradores. Afinal, elas saíram da região para empreender no litoral gaúcho, em Santa Catarina e no Mato Grosso. Inspirada por essas referências, ela decidiu seguir o mesmo caminho. Aos 13 anos, saiu de casa e foi morar na casa de amigos da família, em Venâncio Aires, a fim de estudar.
“Tudo que eu tinha eu coloquei numa sacola e disse que não retornaria da mesma forma. Sabia que não ia ser fácil, mas eu encarei”, recorda.
Carmen completou o Magistério e percebeu que não tinha aptidão para ser professora. Nesta jornada, fez curso de cabeleireira, trabalhou como telefonista e concluiu que precisava buscar uma graduação em Administração. Para viabilizar a faculdade, compreendeu que seu caminho estava atrelado ao comércio, o que a fez trabalhar com venda de roupas de porta em porta pela cidade e também nas salas de aula.
“Isso tudo foi me fortalecendo e me dando ideias para empreender. Foi um caminho de muito foco e determinação”, avalia.
O primeiro passo para realizar o sonho empreendedor aconteceu enquanto trabalhava na Florense, em Lajeado. Lá, teve acesso a um mundo diferente, onde conviveu com produtos de primeira linha. Neste cenário, decidiu guardar 30% de tudo que ganhava como vendedora para abrir seu negócio. A decisão de onde investir veio depois de observar o quanto os clientes tinham dificuldade de encontrar empresas do setor de revestimento.
“O piso também tem a sua importância dentro de uma residência. Na época, já existiam empresas do setor, mas que não se preocupavam muito com a necessidade do cliente”, lembra.
Desta forma, aos 33 anos, com R$ 28 mil, ao lado de uma sócia, Carmen abriu a Arabesco Acabamentos em 20 de novembro de 2002. “Não tinha muito, mas tinha força de vontade, entusiasmo e amor verdadeiro por fazer acontecer”, conclui a empresária, nome à frente de um dos negócios mais celebrados e referenciados de Lajeado e dona de uma inspiradora história empreendedora.
Assista ao vídeo exclusivo:
Ver essa foto no Instagram
Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9: