Foi entregue nesta sexta-feira, 30, o relatório final da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores de Lajeado. O documento identifica problemas em espaços públicos do município, indica investimentos e sugere a criação de uma comissão permanente para discutir o tema no Legislativo.
LEIA MAIS: Relatório indica falta de fiscalização sobre acessibilidade
A comissão temporária foi presidida ao longo de 2022 por Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e contou com forte atuação do vereador Márcio Dalcin (PSDB), que é cadeirante e defensor da causa de melhor estrutura para deficientes físicos. “Ainda falta muito neste sentido, as pessoas tem que dispor de toda liberdade de circular”, avalia Ranzi.
Dal Cin identifica conquistas importantes ao longo de 2022 na área de acessibilidade. A principal delas é a construção de aproximadamente 400 rampas de acesso as calçadas. Entretanto, o diagnóstico é que ainda existem muitas dificuldades para quem possui limitações. “Não está tudo errado. As rampas por exemplo, algumas ficaram diferentes do projeto e já começaram a apresentar problemas”, comenta.
O relatório tem 64 páginas e reúne análises além de imagens de problemas estruturais de calçadas e demais espaços públicos. O material foi entregue ainda para o Executivo, Ministério Público e Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Câmara Dos Deputados e Senado.

Foto: Henrique Pedersini