Relatório indica falta de fiscalização sobre acessibilidade

RUAS DE LAJEADO

Relatório indica falta de fiscalização sobre acessibilidade

Comissão temporária da câmara revela gargalos na área urbana e encaminha demandas ao Executivo. Levantamento também aborda aspectos de mobilidade

Relatório indica falta de fiscalização sobre acessibilidade
Documento da comissão especial cobra mais fiscalização e investimentos para melhorar calçadas e rampas. Crédito: Arquivo/A Hora
Lajeado

Calçadas com obstáculos, rampas irregulares e desníveis em pavimentos. Essas são situações enfrentadas por quem utiliza os passeios públicos em Lajeado e constam em relatório de comissão da câmara de vereadores. O documento ainda indica a falta de fiscalização em obras públicas para que sejam cumpridos critérios de acessibilidade.

O levantamento elaborado durante o ano também constatou problemas na reforma de rampas para cadeirantes. Diante das constatações, os serviços foram suspensos de forma temporária. Os vereadores à frente da comissão ainda indicam a ausência de brinquedos inclusivos no Parque Ney Santos Arruda, recém-inaugurado.

Além de apontar os gargalos, o relatório também traz sugestões ao Executivo, entre elas, a inclusão de investimentos na previsão orçamentária. De acordo com o vereador e relator da Comissão Temporária Especial de Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Lajeado, Márcio Dal Cin (PSDB), o documento será entregue nesta sexta à mesa diretora da câmara e depois ao Executivo, Ministério Público e demais órgãos públicos.

“Qualquer obra precisa de fiscalização antes de ser entregue e percebemos que durante a construção de rampas esse acompanhamento foi mínimo. Isso mobilizou nossa atuação que por três vezes pediu pela interrupção dos trabalhos e adequações”, ressalta o vereador. A partir dos resultados desse trabalho, a comissão temporária encaminhou pedido para se tornar permanente.

Acompanhe
nossas
redes sociais