Com o objetivo de se tornar referência nacional na área, o município integra agora o “Pacto pela Educação”, iniciativa que envolve diferentes instituições para propor projetos inovadores. A proposta foi apresentada aos integrantes do movimento no início do mês, quando foram definidas as ações prioritárias da educação para 2023.
Em entrevista ao programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 na quinta-feira, 29, o prefeito Jonas Calvi destacou que a cidade é a primeira a integrar o projeto. Em menos de um ano, o governo integrou 50% da sua rede pública municipal de ensino com atividades pedagógicas inovadoras e implantou dois laboratórios makers de última geração, containers onde os alunos desenvolvem atividades ligadas à inovação e tecnologia, com uso de drones, impressora 3D e robótica.
“Hoje, cada sala de aula tem uma tela interativa, notebook e tablets. E o nosso sistema de turno inverso é diferenciado”, conta Calvi. Em Encantado, três das seis escolas municipais possuem turno inverso com acesso aos laboratórios makers.
O município também formou todos os professores do ensino fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas por evidências, promoveu as primeiras contratações inovadoras por meio do Marco Legal das startups e iniciou a transformação digital completa dos serviços educacionais.
Para a integrante do Grupo Estratégico do Pacto pela Educação, Mônica Timm, a iniciativa de Encantado precisa ser festejada. “Trata-se de uma visão inovadora na gestão pública, porque extrapola os discursos fáceis e oportunistas. Dessa vez, percebe-se um efetivo compromisso com a priorização da educação no território de uma cidade, com expectativas e processos muito bem mapeados”, ressaltou.
Todos os projetos já realizados no município serão anexados à Carta de Adesão para o Pacto pela Educação. Entre previsões para o próximo ano, estão a implementação de um centro de inovação focado em gerar talentos e formar professores, além do diagnóstico para a transformação arquitetônica de todas as escolas.