O que te incentivou a ser bombeiro?
Sempre gostei de atividade física, e bombeiro sempre tem que estar bem condicionado. Tive a oportunidade de prestar o concurso e fui aprovado. Sabia pouco sobre a real atividade de bombeiro militar, mas sabia que trabalhava como guarda-vidas, atividade que sempre admirei. Então estudei e fui aprovado.
Como foi o processo para se tornar bombeiro e depois guarda-vidas?
O processo seletivo conta etapas intelectual, médica, física e psicológica, e posterior apresentação de bons antecedentes. Aprovado em todas etapas, segue o curso de formação onde abrange todas as atividades desempenhadas pelo bombeiro militar. O curso de guarda-vidas é uma especialização. São feitos testes físicos para poder frequentar o curso, que dura aproximadamente 20 dias.
Esta é a primeira vez que participa da operação? O que te incentivou a participar?
Sou guarda-vidas desde 2016, e estou indo para a 7ª Operação. Sempre gostei do mar, da praia, e poder trabalhar na função de guarda-vidas sempre foi um objetivo pessoal.
Para onde você foi enviado e como funciona a operação?
Aqui no litoral, estou indo para o 4º ano na Praia de Tramandaí.
Como é o seu dia a dia como guarda-vidas?
]Dia a dia como guarda-vidas é muito individual. Temos que cumprir a escala de serviço. Chegando ao posto de salvamento pela manhã, hasteamos a bandeira sinalizando a condição de mar do local, arrumamos o posto deixando em boas condições. A prevenção é o carro chefe, onde atuamos incansavelmente. Cumprido o turno de serviço, turno oposto costumo treinar para me manter em condições. O treinamento é constante.
Tem alguma história curiosa que tenha vivenciado no período?
Sempre me chama a atenção o descuido dos pais para com seus filhos. Muitas crianças perdidas. Final de semana com movimento na praia é difícil não ter alguma criança perdida.
E o que te faz retornar para a operação?
A satisfação é a gratidão em ouvir um “muito obrigado, você salvou meu filho” não tem preço. Tento me manter em atividade o ano todo para poder chegar no verão em condições para poder exercer a profissão.