“A Amat não será uma subassociação da Amvat”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“A Amat não será uma subassociação da Amvat”

Prefeito de Vespasiano Corrêa e primeiro presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Tiago Michelon foi direto ao afirmar que a nova entidade não será um “puxadinho” da sexagenária Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Pelo contrário. O gestor deixou transparecer que o eventual retorno dos 18 municípios que romperam com a Amvat está muito longe de ocorrer.

“A Amat não será uma subassociação da Amvat”, disse ele, em entrevista ao Frente e Verso da Rádio A Hora. A intenção dos associados é fortalecer ainda mais o elo entre os municípios da região alta, e potencializar as relações com a Serra Gaúcha. Se isso é bom para aqueles municípios e para toda a região, só o tempo dirá.


Mulheres na política II

Além das vereadoras Paula Thomas (PSDB), em Lajeado, Inês Feil (PP), em Forquetinha, Vanessa Ahne (PTB), em Travesseiro, Sandra Scherer (PP), em Marques de Souza, e Ana Marcolin (PP), em Vespasiano Correa, todas citadas na coluna de quinta-feira, outras mulheres também assumiram a presidência de câmaras legislativas na região. A importante lista ainda contempla Marcela Eggers (PDT), em Mato Leitão; Daiani Maria (MDB), em Cruzeiro do Sul (foto); Camila Follmann (PP), em Poço das Antas; e Tais Ruckert (PDT), em Westfália.

LEIA TAMBÉM: Mulheres na política


Gabinete movimentado

O prefeito de Estrela criou uma nova secretaria: Desenvolvimento Social. E, nesta semana, o gabinete de Elmar Schneider foi bastante movimentado. Por lá, e além de outras dezenas de compromissos, passaram alguns agentes políticos conhecidos do eleitor estrelense e regional. Entre eles, o Pastor José Alves (Podemos), ex-vereador, ex-secretário municipal, e candidato a vice-prefeito na chapa de Valmor Griebeler em 2020. Schneider também recebeu Felipe Diehl (PL), e ainda o ex-prefeito de Estrela, Leonildo Mariani (foto), do Progressistas. Haja agenda.


TIRO CURTO

• O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) vai manter ao menos uma representante do Vale do Taquari no alto escalão do Executivo estadual. Marjorie Kauffmann segue à frente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Com méritos. Ela foi peça fundamental em diversos “vespeiros” agitados pela atual administração. E não titubeou em nenhum momento.

• Em tempo, o ex-prefeito de Estrela Rafael Mallmann (União Brasil) está na expectativa de seguir no cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. E a probabilidade é muito grande.

• A câmara de Lajeado entra em recesso na próxima segunda-feira e só retorna em fevereiro. Antes disso, porém, os vereadores convocaram uma coletiva nesta sexta-feira para apresentar o relatório final da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade. Uma comissão que, diga-se de passagem, precisa manter um trabalho contínuo dentro do parlamento lajeadense.

• Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) está de férias das funções da prefeitura. Mas segue ativo nas redes sociais.

• O maior atleta brasileiro de todos os tempos nos deixou aos 82 anos de idade. Elevou o nome do Brasil em todas as esferas. Um homem negro, aguerrido, inteligente e respeitado em todos os cantos do mundo. Tinha qualidades únicas. E muitos defeitos, como qualquer ser humano. Ele será eternamente o nosso Rei. O Rei do Futebol. Obrigado, Pelé!

Acompanhe
nossas
redes sociais