A Tomasi logística inaugurou novo centro administrativo no Edifício 300. Com capacidade para receber até 70 colaboradores, a estrutura fica no 12º andar do empreendimento construído pela Lyall e foi planejado para atender as necessidades das operações ligadas à tecnologia, além do setor administrativo/financeiro, com destaque para o controle, gestão e rastreamento das cargas.
De acordo com o diretor Administrativo, Rodrigo Tomasi, a nova sede representa a concretização de um sonho planejado pelos últimos dois anos. Segundo ele, nesse período a Tomasi investiu forte em inovação, de forma a transformar a companhia, antes focada nos caminhões, em uma empresa de tecnologia.
“O centro administrativo foi todo pensado na boa convivência e harmonia dos colaboradores, para que eles tenham condições de apresentar alta produtividade e desempenho”, destaca. Conforme Tomasi, o novo espaço fica em um local privilegiado, ideal para melhorar a avaliação dos veículos, da performance dos motoristas e a gestão das cargas.
Vale no guia mundial das startups
Dois representantes do Vale do Taquari estão na disputa para representar o Rio Grande do Sul no Startup Guide, iniciativa que identifica os principais agentes do ecossistema de inovação de diferentes regiões do mundo. Hub de inovação da Unimed VTRP, o Vibee concorre em duas categorias: investidores e ecossistema. Já a Syltalgae concorre na categoria startups.
Ao todo, 538 projetos foram inscritos na iniciativa, sendo 253 startups, 92 founders, 41 investidores, 53 programas, 35 universidades e 82 espaços. A votação que define os participantes do guia segue até o dia 3 de janeiro. A publicação digital será lançada oficialmente durante o South Summit Brasil, que ocorre no mês de março em Porto Alegre.
Energia solar bate novo recorde no Brasil
O Brasil ultrapassou nova marca histórica em potência instalada de fonte solar fotovoltaica. Somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, são 23 mil Megawatts (MW), o equivalente a 11,2% da matriz elétrica do país. Mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostra que, de janeiro até novembro de 2022, a energia solar cresceu 62,6%. Nos últimos 150 dias a capacidade instalada cresceu em média mil MW por mês.
RÁPIDAS
• Picadilly no exterior – Com duas fábricas em Teutônia, a Calçados Picadilly aposta no franqueamento de lojas da marca para ampliar a atuação internacional. A empresa termina 2022 com 40 unidades, sendo 28 no Brasil e 12 em seis países do exterior. Em dezembro, a companhia inaugurou as primeiras lojas no Peru e nas Filipinas, além da segunda na cidade turística de Punta Cana, na República Dominicana. Por ano, a Picadilly produz 8 milhões de pares de sapatos, além de acessórios de moda feminina.
• Títulos do Tesouro Direto – Modalidade de investimento com rendimentos atrelados à inflação e taxa básica de juros, os títulos do Tesouro Direto seguem em alta, impulsionados pela Selic de 13,75% ao ano. O total de investidores ativos no Tesouro Direto atingiu 2.109.570, aumento de 7.257 pessoas no mês. Os investimentos na modalidade somaram R$ 3,59 bilhões em novembro, com 51,3%, ou R$ 1,84 bilhão, aplicados no Tesouro Selic. Os investimentos em títulos indexados à inflação representaram 32% das vendas. Já os títulos pré-fixados, com juros semestrais, totalizaram 16,7% das aplicações.
• Renegociações no Banrisul – Termina no sábado, dia 31, a primeira edição do Feirão Acordo Fácil Banrisul – que oferece condições diferenciadas para a renegociação de dívidas com o Banco. A campanha dá descontos de até 90% para pagamentos a vista além de possibilitar redução na taxa de juros no parcelamento, com entrada e saldo em até 84 vezes. As condições estão disponíveis para todos os clientes que tenham pendências com mais de 120 dias em atraso em empréstimos, cartões de crédito ou conta corrente.