Emancipada de Lajeado em 28 de dezembro de 1995, Marques de Souza completa 27 anos de independência política administrativa. A cidade que antes era um distrito, agora vê nas obras da BR-386, a oportunidade de fortalecer diversos setores da economia como o ramo imobiliário, alimentício e de prestação de serviços. Os números refletem no orçamento projetado para 2023, que é de R$ 37 milhões, 47% a mais que o ano anterior.
O município comemora o bom desempenho econômico impulsionado desde 2021 pelas obras de duplicação da BR-386. Essa é a visão do prefeito, Fábio Alex Mertz, que avalia os importantes avanços e evoluções nos últimos dois anos com o andamento de obras e incentivos importantes na área agrícola que impulsionou vários investimentos no setor com a construção de novos aviários, granjas e chiqueirões.
Para 2023, a projeção orçamentária é de R$ 37 milhões, são R$ 12 milhões a mais que 2022. Mertz atribui o superávit a uma série de fatores como o crescimento no Valor Adicionado Fiscal, retorno em ICMS, do Fundo de Participação do municípios (FPM) e impostos gerados com a obras de duplicação.
Na visão do gestor a instalação da Euro Vias em Marques de Souza, empresa responsável pelas obras, contribuiu muito para o aumento na arrecadação sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS). “São muitos operários na cidade, em torno de 500. Isso movimentou muito o setor imobiliário com o aluguel de casas e movimentou muito o comércio de bens e serviços”.
Outro movimento importante é o setor primário, que registrou um aumento produtivo de 38% em relação ao ano anterior. Desde 2021, foram construídos 16 galpões alojar frangos de corte, para 852 mil aves e cinco novos chiqueiros para 3,8 mil animais.
Arrecadação de Marques de Souza cresce 76% em dois anos
Desafios e oportunidades
As intervenções na BR que corta o município trouxe muitas dúvidas quanto aos acessos de estradas vicinais e secundárias, retornos, trevo de acesso, e vias laterais. Mertz afirma que o assunto é tratado mensalmente com a CCR e algumas adequações no projeto inicial foram atendidas pela concessionária, como o retorno em pontes no Arroio Tigrinho e um acesso em Picada Flor.
Em 2023, o Executivo prevê o início de várias obras como o asfaltamento da Estrada Velha de Picada Flor num trecho de 2,2 quilômetros entre a BR-386 e o Esporte Clube Brasil, conclusão da ponte em Tamanduá entre a estrada geral e olaria Compagnoni, seguir os investimentos no parque Nova Berlin da Forqueta e a pavimentação em dois importantes eixos de escoamento em Bela Vista do Fão e Linha Atalho.